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Diário
do Grande ABC, terça-feira, 21 de outubro de 2014


Orientação vocacional deve integrar currículo

Natália
Fernandjes 

 

A
definição da carreira profissional não
deve ser tema de discussão apenas no Ensino Médio, quando o jovem se aproxima da
fase do vestibular. Especialistas defendem que a prática seja incluída na grade
curricular das redes de ensino a partir do segundo ciclo do Ensino Fundamental
(5º ao 9º ano) ou até mesmo antes desta etapa.


“Percebemos que o assunto vem
 ganhando importância
no âmbito das políticas públicas, tanto nas esferas federal e estadual quanto
municipal”, explica o doutor em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de
Campinas) especializado em orientação profissional Silvio Duarte Bock. Para o
profissional, todas as pessoas deveriam ter o direito e oportunidade de parar
para pensar de forma organizada antes de esboçar um projeto de vida.

A
sugestão do especialista é
que as escolas trabalhem o assunto dentro das demais disciplinas e atividades do
dia a dia. “Quando as crianças visitam um zoológico, por exemplo, não só os
bichos enjaulados devem ser observados. Também cabe aos professores e gestores
educacionais essa percepção das habilidades e atuações dos estudantes fora da
sala de aula”, ressalta.

A
professora de Psicologia da Educação da Fundação Santo André Ivete Pellegrino
acredita que o assunto orientação vocacional
deve ser inserido na rotina dos alunos em sala de aula a partir do 5º ano do
Ensino Fundamental. “O colégio precisa trabalhar esses projetos com mais
frequência e dar continuidade até a pessoa estar esclarecida”, considera.


Bock ressalta que um dos papéis da escola também é ajudar o aluno a pensar de
forma organizada, estimular o autoconhecimento e proporcionar ferramentas para
análise do mercado, itens indispensáveis para a escolha da carreira. “A escola é
o ambiente mais propício para o desenvolvimento de trabalho psicoeducacional. É
lá que a gente aprende coisas importantes para a vida e estabelece uma base para
o futuro.” 


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