Clipping
CLIPPING
 

As matérias e artigos a respeito de escolha profissional e profissões ficam disponíveis durante o mês corrente. 

Voltar

Nova pagina 10

O Nace - Orientação Profissional participou da Feira - Guia das Profissões da Editora Abril

veja abaixo a reportagem sobre o assuntos

Texto: Kleyson Barbosa

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Mas não ache que é algo que acontece como um "passo de mágica" ou seja reflexo de maturidade. “Não existe um momento adequado para essa escolha”, advertiu o orientador profissional Silvio Bock, diretor do Nace Orientação Profissionall, na palestra deste sábado (27) na Feira Guia do Estudante. "Decidir a profissão que você irá seguir não é algo que vem desde a criança. A ideia de que a vocação das pessoas aparece precocemente é falsa", completa. 

O orientador profissional explica que é preciso tranquilidade na escolha do curso que você irá fazer e que, ao contrário do que muitos insistem em dizer, optar por uma profissão não é algo que determinará toda a sua vida. "Na sua história, você vai descobrir que é possível desenvolver novos interesses e aptidões", avalia. Entretanto, não existe uma escolha sem risco: decidir qual será sua profissão significa esboçar um projeto de vida dentro do qual está seu futuro profissional.

 Se você está em dúvida sobre qual profissão escolher, confira 4 dicas para ajudá-lo a decidir qual carreira seguir:

 - Encare o problema

Saiba que estar em dúvida é algo normal. Para ajudá-lo a solucionar suas dúvidas, é importante encarar a indecisão e procurar se informar melhor para conseguir tomar uma decisão. O primeiro passo nessa busca é conhecer a si mesmo: saber quais são seus anseios, ambições e reais inquietações.

 - Informe-se sobre as profissões

Além de conhecer a si mesmo, é preciso conhecer a sua realidade pessoal e do mundo (como o potencial de trabalho de uma dada área) e também saber mais sobre as profissões que lhe agradam. Já deu um olhada no canal Profissões e Universidades do site do Guia do Estudante? Pode ser um bom começo!

 - Tenha coragem para escolher

A escolha da profissão é um ato de coragem. Não há escolha sem risco e, independente de qual for sua opção, ela implicará em compromisso. Informe-se e conheça melhor as profissões para ter mais coragem ao escolher.

 - Encare sua escolha como ponto de partida

Saiba que você não está tomando uma decisão que irá determinar toda a sua vida. Você pode mudar de opinião e até desenvolver outros interesses. O importante nesse processo é compreender que sua escolha deve levar em conta o seu passado pessoal, mas sem deixar de olhar para o futuro. Escolher sua profissão é parte do planejamento do seu futuro.