Inicial

A Abordagem Sócio Histórica

Objetivos/Programa/Público

Datas/local

Investimento/inscrição

Cronograma

Docentes

 Docentes:

 

SILVIO DUARTE BOCK (coordenador)

Possui graduação em pedagogia - pontifica universidade católica de são paulo (1975), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, orientação vocacional, profissões - aspectos psicológicos, profissões-aspectos sociais e psicologia sóciohistórica. É diretor geral do Nace-orientação Vocacional.

ANA MERCÊS BAHIA BOCK

Psicóloga, Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Social/ 1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social/ 1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora ou co-autora. É membro da Comissão Editorial da Revista "Alternativas em Psicologia", da Revista Mexicana de Orientacion Educativa, da revista Psicologia Revista da PUCSP e da Revista da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia.

ELISA ZANERATTO ROSA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é auxiliar de ensino da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Sócio-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social sócio-histórica e saúde mental.

MARIA DA GRAÇA MARCHINA GONÇALVES

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, meios de comunicação, adolescência, história da psicologia, método e materialismo histórico e dialético, psicologia e políticas públicas, desigualdade social.

ODAIR FURTADO

Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhando no Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Social (PSO) e na Faculdade de Psicologia da PUC-SP. É filiado ao Departamento de Psicologia Social desde 1983. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO. Tem experiência na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), com ênfase em Processos Grupais; Compromisso Social; Universo Simbólico, Produção de Sentido e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.

ROGÉRIO IZIDRO DURAN

Psicólogo pela Universidade de São Paulo, Professor  Universitário, é orientador vocacional do NACE desde 1996

WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR (Ia)

CONCLUIU O DOUTORADO EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA SOCIAL) PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO EM 1997. ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E COORDENADORA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DA PUCSP.  Atua principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, PROFESSOR, ATIVIDADE, CONSCIÊNCIA, SUBJETIVIDADE, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO, TRANSFORMAÇÃO, ADOLESCENTE- ADOLESCÊNCIA E AFETIVIDADE.