Youtuber percorre áreas secretas das pirâmides do Egito

Influenciador obteve autorização especial do governo egípcio e chegou ao ponto mais alto da Pirâmide de Quéops

Redação | OESP*

CANAL MRBEASTVídeo de MrBeast teve 70 milhões de visualizações em poucas horas

O influenciador MrBeast documentou uma caminhada inédita de 100 horas pelas pirâmides do Egito, inclusive por locais restritos, aos quais pouquíssimas pessoas já conseguiram ter acesso.

Considerado o maior youtuber do mundo, de acordo com o ranking da Forbes do ano passado, o americano James Stephen Donaldson, de 26 anos, se tornou um dos poucos a chegar ao topo da Grande Pirâmide de Quéops.

O projeto começou em dezembro de 2024, quando MrBeast anunciou por meio de suas redes sociais que havia obtido licenças especiais para explorar as pirâmides de Gizé. Essa autorização é extremamente difícil de ser obtida por conta das rígidas regulamentações do governo egípcio.

ÁREAS FECHADAS. No caso do youtuber, foi permitido o acesso não somente às pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, mas também a áreas arqueológicas fechadas ao público. Em poucas horas, o vídeo com conteúdo exclusivo ultrapassou o marco de 70 milhões de visualizações.

MrBeast realizou a visita inédita às pirâmides acompanhado por sua equipe e também por especialistas em história egípcia, entre eles o ex-ministro de Antiguidades Zahi Hawass e o cineasta egípcio Ramy Romany. O grupo esteve em locais muito pouco conhecidos, como a câmara escondida sob a Esfinge e o túmulo de Osíris. Além disso, chegou à parte mais alta (conhecida até agora) da Grande Pirâmide de Quéops, depois de enfrentar uma revoada de morcegos que interrompeu provisoriamente a escalada. No parte mais alta, a equipe registrou uma inscrição esculpida em pedra, datada de 4.600 anos, onde se lê: “A equipe, a mi g o s , d e Quéops”, o que, dizem os especialistas, seria uma assinatura dos trabalhadores que atuaram na construção das pirâmides, mais de 4.500 anos atrás.

“Nos últimos 5 mil anos, menos de 50 pessoas chegaram lé em cima”, anuncia MrBeast ao começar a subir a escada que leva às câmaras na parte mais alta.

REPERCUSSÃO. A visita de MrBeast às pirâmides reacendeu o interesse internacional nos monumentos do Egito, levando a um aumento no turismo do país. Para especialistas acreditam, essa exposição midiática pode impulsionar investimentos na conservação de sítios arqueológicos e estimular novas pesquisas sobre a civilização egípcia.

A produção do vídeo, porém, também gerou uma discussão ética sobre conceder acesso exclusivo a influenciadores a áreas restritas das pirâmides, enquanto pesquisadores e arqueólogos enfrentam desafios burocráticos na realização de escavações e estudos detalhados.

Segundo o Ministério do Turismo do Egito, a filmagem seguiu toda regulamentação de preservação e a visita não causou danos às estruturas. Conforme alguns especialistas, porém, caso ocorram outras expedições desse tipo, elas deveriam ter supervisão ainda mais rigorosa.

*Estado de São Paulo, https://www.estadao.com.br/ciencia/influenciador-tem-acesso-exclusivo-a-area-restrita-das-piramides-do-egito-veja-detalhes-nprm/?srsltid=AfmBOorzQFNmbdirVKOTErXeJJhPKYh64qs7SZBlIYNcBhYTmMScGcvY, 17/02/2025, pg. A28

 

AN
× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp