O Nace, primeiro Núcleo de Atendimento e Consultoria em Educação, depois Nace – Orientação Vocacional e Redação e agora Nace – Orientação Vocacional foi fundado em 1988.
O (nace) é um instituto que presta serviços na área de Orientação Vocacional a partir do projeto desenvolvido e implantado por seu Diretor, Silvio Duarte Bock, a partir de 1981 na Fundação Carlos Chagas. Em seus 35 anos de existência, o Nace consolidou-se como referência em educação no país, tendo como principais diferenciais a qualidade de sua proposta de orientação vocacional, a experiência acumulada – pelo atendimento de mais de cinco mil e quinhentas pessoas e de dezenas das melhores escolas de São Paulo – e pela qualificação de seus profissionais.
A fundamentação teórica de sua intervenção em orientação profissional é a abordagem sócio-histórica em educação e psicologia.
Conhecido pelo valor que concede à autonomia do orientando – é o próprio jovem que deve realizar a tarefa de busca de investigação e resolução do problema da escolha profissional – o Nace desenvolveu metodologia própria, composta por variado repertório de técnicas e materiais que visam fornecer condições para que a escolha seja realizada de forma ponderada, consciente e fundamentada.
Hoje o (nace) também estende suas atividades para o atendimento de jovens das camadas baixas da sociedade brasileira (e de profissionais que com eles trabalham) participantes de projetos sociais e ONG(s) que visam sua integração, principalmente, no circuito universitário.