Do que se trata
Escolher significa optar por uma entre duas ou mais alternativas atraentes. A melhor escolha é a que leva em consideração todos os aspectos envolvidos na questão. O objetivo do programa de Orientação Vocacional do (nace) é ajudar o participante a ponderar as determinações envolvidas em sua opção.
O que pretende
Dar condições para que a própria pessoa decida sua profissão. Por isso não se aplicam os tradicionais e ultrapassados testes vocacionais. O trabalho é constituído por um programa que abrange o conhecimento das profissões, o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas. Mas, repetimos, ao final do processo é o principal interessado que constrói o caminho a percorrer.
Forma de desenvolvimento
O trabalho pode ser desenvolvido em grupo ou individualmente (online).
Individualmente (online)
São previstas de doze a quinze sessões de uma hora cada, abordando 4 eixos fundamentais : “significado da escolha profissional”; “trabalho; “autoconhecimento” e “informação profissional”. As sessões, sempre de uma hora, são agendadas de acordo com as possibilidades e necessidades do participante.
Grupo Sob Demanda (online)
Monte seu grupo e faça orientação no NACE no formato online. Você pode formar um grupo – com amigos, colegas de escola, conhecidos das redes sociais, etc – de quatro a seis integrantes. São 20 horas de atendimento distribuídas em 10 encontros de 2 horas cada ou como o grupo achar melhor. Você realizará uma escolha profissional consciente e consistente a partir da metodologia criada pelo NACE, que vem sendo desenvolvida ininterruptamente desde 1.988 .
A quem destina
Atendimento individual online: jovens do 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou que já o tenham terminado. Vestibulandos e universitários dos primeiros anos que querem repensar sua escolha profissional.
Atendimento em grupo: jovens com idades entre 15 e 21 anos que estejam no ensino médio, ou que já o tenham terminado. Vestibulandos e universitários dos primeiros anos que querem repensar sua escolha profissional.
Adultos: que querem pensar uma nova alternativa de seu caminho profissional.
Quem faz a coordenação técnica:
Silvio Duarte Bock Pedagogo pela PUC-SP, mestre e doutor em Educação pela Unicamp, com dissertação e tese sobre orientação profissional. Autor de vários artigos a respeito da escolha e orientação profissional. Foi orientador educacional do Colégio Equipe de São Paulo, foi coordenador do Programa de Orientação Vocacional da Fundação Carlos Chagas. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (www.abraopc.org.br), gestão 2010/2011. Autor de livros e artigos a respeito da Escolha Profissional
Contato:
(nace) – Orientação Vocacional – whatsapp e celular +55 11 98259-0091
E-mail: nace@nace.com.br