Casa que fica em favela de BH é finalista em concurso internacional de arquitetura; veja fotos
Imóvel tem 66 m² e foi construído no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul da cidade.
Por Alex Araújo, g1 Minas — Belo Horizonte
A Casa no Pomar do Cafezal ou Barraco do Kdu é finalista na categoria Casa do Ano no projeto internacional ArchDaily. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15).
De acordo com Kdu dos Anjos, proprietário do imóvel, o espaço é o único brasileiro que continua no páreo. Ele está otimista quanto ao resultado, que deve sair na sexta-feira (24).
“Ah, vamos ganhar! Não tem erro, não!”, disse Kdu.
O site ArchDaily postou:
“A premiação deste ano celebra o que há de melhor em design, inovação e sustentabilidade em todo o mundo, com a lista apresentando uma variedade excepcional de projetos que vão desde uma pequena casa construída na favela até centros culturais de ponta e espaços públicos inovadores”.
Veja os outros finalistas
Mirai House of Arches – Índia
Casa Tejocote – México
Casa de Vidro – Alemanha
Labri House – Vietnã
Casa no Pomar do Cafezal
O imóvel fica na Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte (veja galeria de fotos abaixo).
Kdu falou ainda que, em 2022, o projeto da casa – feito pelo arquiteto Fernando Maculan – foi um dos mais curtidos na internet e, no mesmo ano, ficou entre os 50 mais interessantes do Brasil.
O artista destacou que a casa, que tem 66 m², foi construída, propositadamente, com os tijolos expostos, sem reboco e pintura, e que as peças foram colocadas deitadas.
Veja mais informações do projeto arquitetônico aqui.
Portal G1, https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/02/15/casa-que-fica-em-favela-de-bh-e-finalista-em-concurso-internacional-de-arquitetura-veja-fotos.ghtml, 15/02/2023