bool(false)

Observatório do 3º. Setor, https://observatorio3setor.org.br/observatorio-em-movimento/educacao/dados-do-ministerio-da-educacao-apontam-os-cursos-com-maior-numero-de-matriculados-do-pais/22/06/2022

Dados do Ministério da Educação apontam os cursos com maior número de matriculados do país

REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3º SETOR EDUCAÇÃO

O Censo da Educação Superior traz informações sobre as faculdades nacionais. Veja os cursos com maior número de matriculados do levantamento

Por Leonardo Messias Pinto dos Santos

Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), sendo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados referentes à pesquisa trazem informações do ensino superior no país, como número de alunos, dados da porcentagem de estudantes e suas variáveis, além do número de cursos com maior percentual de matriculados.

Nesse sentido, se manter informado sobre a carreira universitária e suas tendências pode ser um diferencial para estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior.

Por conta disso, a Quero Bolsa, em parceria com o Observatório do Terceiro Setor, dá início à série textual abordando informações relevantes do Censo da Educação Superior 2020. Nesta semana, confira os 5 cursos com maior número de matrículas em todo o país, além de informações sobre as principais formações.

Cursos com maior número de matrículas

De acordo com o Censo da Educação Superior, no ano de 2020, o número de estudantes matriculados no ensino superior atingiu a marca de 8.680.945, dando sequência à tendência de crescimento que acontece gradativamente desde o ano de 2010. No levantamento de 2020, cinco cursos superiores se destacam no indicador de número de matrículas de estudantes. Confira, a seguir, os dados e as características de cada curso:

1- PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia, segundo o Censo de 2020, é o curso superior com maior número de matriculados, totalizando 816.427 estudantes. Tal valor significa um avanço em relação ao ano de 2019, no qual o curso ocupava a segunda posição, atrás apenas do curso de Direito.

Saiba mais sobre o curso

A formação em Pedagogia habilita profissionais para exercerem atuação em frentes relacionadas à educação infantil, de jovens e adultos. Desse modo, o profissional formado em Pedagogia é responsável por implementar, avaliar, coordenar e desenvolver projetos de cunho pedagógico nas modalidades de ensino, o que pode ser feito por meio da ministração de aulas em diversos níveis de ensino básico.

O curso possui duração de quatro anos, podendo ser realizado em diferentes modalidades, como presencial, semipresencial e a distância. Além disso, o estudante pode optar por níveis de ensino como licenciatura e bacharelado. A licenciatura habilita o estudante para lecionar aulas e trabalhar com o ensino, enquanto o bacharelado amplia a visão de mercado para a profissão, trazendo informações de diferentes setores que necessitam de conhecimentos do pedagogo.

2- DIREITO

Com 759.361 matriculados, o curso de Direito ocupa a segunda posição no Censo, o que significou um decréscimo em relação ao ano de 2019, quando a formação liderava o ranking.

Saiba mais sobre o curso

O curso de Direito é um dos mais populares do país. Por meio da formação, o profissional pode atuar em diversas áreas jurídicas, ocupando cargos como de advogado, juiz, promotor, delegado, entre outros, por meio de concursos públicos. Vale ressaltar que, além da conclusão da faculdade de Direito, o profissional deve possuir registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que pode ser feito por meio da aprovação no exame da entidade.

A formação possui duração média de cinco anos, período no qual o estudante compreenderá conceitos relacionados às diferentes possibilidades de atuação do profissional. Alguns dos exemplos disponíveis são: Direito Civil, Trabalhista, Ambiental, Empresarial, Penal, entre outros. O curso é encontrado em nível de bacharelado.

3- ADMINISTRAÇÃO

A faculdade de Administração ocupa a terceira posição entre os cursos com maior número de matrículas segundo o Censo, totalizando 626.813 alunos no ano de 2020. A formação é destaque, ocupando a terceira posição desde 2017.

Saiba mais sobre o curso

Por meio do curso, o estudante compreenderá conceitos do gerenciamento dos recursos financeiros e materiais de uma instituição, seja pública ou privada. Para isso, a formação conta com disciplinas que abordam temáticas da Economia, Direito, Matemática, Contabilidade, entre outros.

A Faculdade de Administração possui duração de quatro anos, podendo ser realizada nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

4- CONTABILIDADE

O curso de Contabilidade, também conhecido como Ciências Contábeis, possui 351.194 alunos matriculados, ocupando a quarta posição do Censo em 2020. Assim como o curso de Administração, a faculdade de Contabilidade possui sua posição no ranking garantida desde 2011, com exceção de 2016, ano no qual o curso ocupou a quinta colocação dos cursos superiores com maior número de estudantes matriculados.

Saiba mais sobre o curso

Assim como o nome sugere, o curso de Contabilidade forma profissionais capazes de atuar na gerência contábil de uma empresa e instituição, envolvendo despesas, lucros e controle das receitas.

A faculdade de Contabilidade possui duração de quatro anos, sendo comumente ofertada em nível de bacharelado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

5- ENFERMAGEM

Em relação aos cursos da saúde, a faculdade de Enfermagem lidera entre as formações da área, ocupando a quinta posição geral entre os cursos com maior número de matriculados. Os dados do Censo da Educação Superior apontam 334.779 matriculados no curso de Enfermagem no ano de 2020.

Saiba mais sobre o curso

O curso de Enfermagem possui duração média de quatro anos, período no qual o estudante contará com atividades que o possibilitem o desenvolvimento do perfil profissional, como os estudos laboratoriais de anatomia, saúde, biologia, entre outras temáticas correlacionadas. Após a conclusão do curso, o profissional já formado poderá atuar como enfermeiro, promovendo a saúde e bem-estar dos pacientes.

Qual curso escolher?

Se você se interessou pelos cursos listados acima e deseja ingressar no ensino superior, porém ainda está indeciso sobre qual é a área ideal para você, não se preocupe! O Teste Vocacional da Quero Bolsa pode te ajudar a escolher a formação que mais se adeque ao seu perfil.

O teste é realizado com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. Desse modo, por meio de uma série de perguntas, as competências do estudante podem ser relacionadas aos cursos correspondentes. Não deixe de conferir!

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp