bool(false)

REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – 19/08/2021 – BELO HORIZONTE, MG

Ines oferece orientação profissional para pessoas surdas

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO MEC COM INFORMAÇÕES DO INES

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), por meio da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional (Diepro), disponibiliza orientações individualizadas a fim de preparar pessoas com deficiência auditiva para o mercado de trabalho. Em seguida, a Diepro consegue direcionar vagas de emprego para o beneficiado.

Os serviços de qualificação profissional do Ines podem ser acessados gratuitamente por toda a comunidade. Para isso, o interessado deve entrar em contato com a Diepro por meio do e-mail diepro@ines.gov.br ou da sua página do Facebook. A partir disso, as orientações são fornecidas de acordo com as especificidades da pessoa.

“Todo surdo encaminhado para uma entrevista passa antes por um curso de uma semana chamado Orientações para o Mercado de Trabalho (OMT), em que falamos sobre: documentos, ética, direitos de cidadania e ajudamos a preparar o currículo. Depois, as vagas disponíveis são apresentadas e direcionamos aos candidatos aquelas de maior interesse”, explica Marcelo Kropf, da Coordenação de Avaliação e Atendimento ao Educando do Ines.

As empresas interessadas na divulgação de vagas de trabalho podem entrar em contato pelo e-mail diepro@ines.gov.br. Além da divulgação, a Diepro atua na conscientização e preparação de empresas para a contratação de deficientes auditivos. Uma das ações adotadas para isso é a promoção de rodas de conversa com gestores. “Não basta colocar o surdo na vaga e achar que com isso foi feita a inclusão, esse é só o primeiro passo”, conclui Kropf.

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp