bool(false)

Quero Bolsa, https://querobolsa.com.br/revista/orientacao-profissional-e-uma-boa-escolher-uma-graduacao-apenas-pela-nota-de-corte-do-sisu, 09/04/2021

Orientação Profissional: é uma boa escolher uma graduação apenas pela nota de corte do Sisu?

por Maria Fernanda Alves

Não é errado criar estratégias ou fazer algumas manobras com a nota dentro do sistema do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para garantir a aprovação, entretanto é preciso tomar cuidado para não tornar o Sisu em um jogo de apostas e transformar sua aprovação na faculdade federal em uma armadilha.

Saiba mais: Como escolher a segunda opção de curso no Sisu?

Mas por que armadilha? Bem, se você escolher uma faculdade apenas pelo critério de compatibilidade entre a sua nota no Enem e a nota de corte, você estará deixando de lado aspectos muito mais importantes, como por exemplo o seu interesse pelo curso, sua vontade (ou falta de vontade) de ir morar em uma cidade diferente da sua, dentre outros.

E são esses aspectos que dão a “liga” entre você e a faculdade, sem eles a vida universitária pode ser muito diferente do que você imagina. Por exemplo, se você escolher um curso só “porque dá para passar” isso pode virar um peso na sua rotina, pois talvez você não se envolva com o conteúdo, comece a faltar às aulas, não se identifique com os demais estudantes, dentre diversas outras questões.

Garantir uma vaga na faculdade, principalmente em uma universidade pública, gera muita satisfação e felicidade – e a família se enche de orgulho. Mas iniciar uma faculdade é um compromisso importante, é preciso que o curso esteja alinhado com o seu projeto de vida, afinal a faculdade é uma etapa importante do preparo para a vida profissional.

Um jovem insatisfeito com escolha de curso pode vivenciar muito sofrimento e, muitas vezes, a família e os amigos pressionam para que o estudante não abandone o curso, afinal é uma instituição concorrida e tem um peso social muito forte – peso que gera mais sofrimento e indecisão ainda.

Se você for criar estratégias para ser aprovado no Sisu, considere apenas manobrar sua nota entre opções que você realmente se interessa, considerando curso e instituição de ensino. 

O Sisu é uma porta de acesso para a faculdade, mas não adianta abri-la se você não quer seguir pelo caminho que ela oferece.

Boa escolha!

Categorias: ENEM / SISU

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp