Pesquisa mostra queda nos salários na área de

JESSICA BRASIL SKROCH | OESP*

Um em cada quatro profissionais de tecnologia teve queda em sua remuneração em 2024, revela o Guia Salarial 2025 da consultoria Michael Page, parte do PageGroup, multinacional de recrutamento. A área de TI foi a mais impactada por reduções salariais entre todas as avaliadas pela pesquisa.

Quase metade dos cargos do setor, 47%, manteve sua remuneração estável no ano passado. Por outro lado, 28% registraram aumento salarial acima da inflação, de acordo com a pesquisa.

Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil no ano passado, para traçar a remuneração mensal de 2.282 cargos em 13 setores. Os cargos foram listados por faixas salariais mensais, que variam de acordo com a experiência do profissional (analistas júnior, pleno, sênior, especialista, coordenador, gerência e diretor) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).

AUMENTOS. Entre os cargos do setor de tecnologia analisados no levantamento, o de administrador de redes pleno foi o que registrou o maior aumento de salário (35%) em empresas de médio porte. Já em empresas de pequeno porte, o aumento da remuneração do cargo foi um pouco menor, de 27%. O segundo maior aumento de salário no setor foi o do cargo de desenvolvedor mobile júnior (empresas de pequeno/médio porte), com uma alta de 31%.

Os cargos de cientista de dados júnior e de analista de BI júnior em empresas de pequeno porte aparecem em seguida, com aumentos salariais de 23%.

BAIXA. O cargo de desenvolvedor RPA júnior foi o que registrou as maiores reduções de salários em todos os portes de empresas. Em empresas de grande porte, o cargo teve a maior queda salarial (45%) entre os cargos considerados. Em empresas de médio porte, o recuo chegou a 40%, nas pequenas, foi de 36%.

*Estado de São Paulo, https://digital.estadao.com.br/o-estado-de-s-paulo, 08/02/2025, pg. B8

AN
× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp