Por que os jovens não querem fazer Engenharia? Veja lista de motivos

Dificuldades com Matemática, altos custos e interesse por outras áreas afastam estudantes da carreira de engenheiro, diz pesquisa

Por Isabela Moya | OESP*

Quem quer ser engenheiro hoje?

Crise na Engenharia passa por problemas na formação, EAD e falta de interesse dos jovens.

A Engenharia tem sido, cada vez menos, o sonho dos jovens brasileiros. Uma pesquisa com 1.150 alunos do ensino médio que pretendem entrar no ensino superior mostrou que apenas 12% dos jovens demonstram interesse em cursos da área.

Há déficit estimado em 75 mil engenheiros, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apesar de esses profissionais terem papel fundamental em setores estratégicos para a economia, como infraestrutura, energia, tecnologia e indústria.

A pesquisa foi encomendada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que atua na inclusão de jovens na economia produtiva, ao Instituto Locomotiva. As entrevistas foram feitas entre junho e julho deste ano. Os resultados têm uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

A diminuição do desejo em se tornar engenheiro tem sido uma tendência. Como mostrou o Estadão, o Brasil viu diminuir em 23% o total de calouros dos cursos dessa área em entre 2014 e 2023, conforme os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC).

A dificuldade em Matemática é um dos motivos para a queda de ingressantes na carreira: mais de um terço dos jovens sentem insegurança com matérias que envolvam a disciplina, mostra a pesquisa.

O problema é estrutural, na percepção dos estudantes. A maioria (79%) acredita que falhas na educação básica desmotivam o início ou a continuidade de cursos de graduação.

  • Metade dos entrevistados revelou que as disciplinas preferidas são as da área de Ciências Humanas (Artes, História, Sociologia, Geografia, Filosofia).
  • O restante ficou dividido entre Ciências Exatas (Matemática, Química, Física) e Ciências Biológicas (Biologia).

Avaliações nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) demonstram resultados insatisfatórios no aprendizado da Matemática em todos os Estados.

Aos 10 anos, só 37% das crianças sabem fazer operações matemáticas simples. Aos 14 anos, apenas 15% têm nível adequado e conseguem resolver uma equação de 1º grau.

Já entre os que gostam de Exatas, a maioria pretende cursar Gestão e Negócios, alguma Engenharia ou cursos ligados à tecnologia, como Ciências da informação, Análise de dados e TI.

Na Engenharia, a Civil, a de Computação, a Elétrica e a Mecânica são as áreas de maior interesse. Os principais motivos para terem escolhido o curso são identificação com a área e oportunidades de estágio e emprego. A remuneração e a estabilidade financeira também são mencionadas por metade desse grupo.

Por outro lado, dificuldades financeiras e o interesse por outras áreas aparecem como principais motivos para uma possível desistência da carreira.

Outras razões menos frequentes, mas também mencionadas são:

  • insegurança com o mercado de trabalho,
  • dificuldade com matérias que envolvem cálculos,
  • excesso de carga horária,
  • dificuldade de conciliar com trabalho,
  • ambiente acadêmico desanimador,
  • pouca aplicação prática e muita teoria, entre outros.

Para especialistas, a qualidade da formação é importante para atrair talentos e dar mais significado ao curso, mas tem deixado a desejar nos últimos anos. “É evidente que houve perda de qualidade e de essência na profissão, e a perda de valor profissional acabou se refletindo no reconhecimento público”, disse o presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, Dario Gramorelli, em entrevista ao Estadão.

A explosão de Engenharias cuja oferta é pelo ensino a distância também preocupa especialistas e profissionais da área. “Hoje até os comediantes de stand-up usam isso de uma maneira jocosa, dizendo que engenheiro virou uber”, acrescenta.

Entre todos os jovens entrevistados, mesmo aqueles que não se interessam pela carreira, 82% afirmaram que os cursos de Engenharia são muito caros.

*Estado de São Paulo, https://www.estadao.com.br/educacao/por-que-os-jovens-nao-querem-fazer-engenharia-veja-lista-de-motivos/, 28/08/2025

AN
× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp