SECOM, https://www.capital.sp.gov.br/zeo-capital.sp.gov.br/prefeitura/noticia/psicologo-auxilia-na-promocao-da-saude-mental, 27/08/2022
Psicólogo auxilia na promoção da saúde mental
Por meio da escuta e da interação com o paciente, processo psicoterapêutico auxilia na resolução de conflitos e no autoconhecimento; profissional integra equipes dos serviços voltados à saúde mental no município
De Secretaria Especial de Comunicação
Psicólogo é o profissional formado em psicologia, ciência que estuda e trata os processos comportamentais e mentais do indivíduo, compreendendo-o em sua totalidade, o que abrange inclusive aspectos físicos e sociais.
Na psicologia clínica, o trabalho deste profissional promove o desenvolvimento por meio do autoconhecimento, autoestima, autonomia e controle sobre comportamentos e emoções. No processo terapêutico ou psicoterapia, em suas diversas abordagens (como behaviorismo, análise bioenergética, Terapia Cognitivo Comportamental – TCC, psicodinâmica e psicologia analítica junguiana, entre outras), o psicólogo auxilia o paciente a encontrar as ferramentas necessárias para lidar com seus medos, dores, conflitos e angústias.
Conflitos em relacionamentos, estresse, fobias, orientação vocacional, luto, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais são alguns dos problemas que costumam levar as pessoas a buscar o auxílio de um psicólogo, embora cada vez mais se consolide a ideia de que a psicoterapia é benéfica para todos como ferramenta de autodesenvolvimento, independentemente da existência de um transtorno mental.
O psicólogo não está habilitado a diagnosticar transtornos ou prescrever medicamentos, funções desempenhadas pelo psiquiatra, profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria. É comum, porém, que os dois profissionais trabalhem alinhados, e pacientes em condições que requerem o uso de medicação também sejam encaminhados à psicoterapia, uma vez que as duas abordagens são consideradas complementares em muitos casos envolvendo saúde mental.
Centros de Atenção Psicossocial atendem os casos de transtornos mentais
Dentro da rede municipal de saúde, os psicólogos são profissionais essenciais em todos os equipamentos de atenção à saúde mental. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das formas de acolhimento a pessoas que convivem com doenças emocionais, psíquicas, alcoolismo e drogadição é por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que contam com equipes multiprofissionais compostas por psicólogos, médicos psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e promovem o tratamento adequado para cada caso.
A rede municipal conta com 101 Caps, distribuídos pelas regiões Leste, Oeste, Centro, Sul, Sudeste e Norte da cidade, com o objetivo de garantir tratamento integral à população. Estes locais oferecem atendimentos para crianças, adolescentes e adultos com diferentes necessidades na área da saúde mental, incluindo acolhimento em ocorrências de crises.
Por se tratar de um serviço especializado em saúde mental, os Caps são organizados de modo a atender demandas e necessidades de cada usuário por meio de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), método que desenvolve um plano de tratamento individualizado que envolve diagnóstico, definição de metas para o decorrer da terapia, definição de responsabilidades e, após consultas com o profissional de saúde, a reavaliação do caso.
Os Caps funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. Eles são divididos em várias modalidades, de acordo com o público acolhido e os serviços oferecidos: Caps Infantojuvenis e Adultos, Caps III (com funcionamento 24 horas e vagas noturnas), Caps IV (acolhimento integral 24h) e Caps Álcool e Droga (especializado em transtornos provocados pelo uso de álcool e outras drogas).
Além disso, a rede municipal conta também com as Unidades de Acolhimento (UA), moradias provisórias destinadas aos usuários que estejam em tratamento nos Caps AD. Os usuários deste serviço necessitam de cuidados em saúde mental especificamente para o uso abusivo ou dependência de substâncias psicoativas e apresentam rompimento com o convívio familiar, estando em situação de risco ou vulnerabilidade em seus locais de moradia.
Encontre no site da SMS o endereço de todos os Centros de Atenção Psicossocial da capital.
SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br