bool(false)

Portal Uol, https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2021/12/19/mudanca-emprego-transicao-carreira.htm, 19/12/2021

Quer mudar de profissão em 2022? Veja 5 dicas para se preparar

Filipe Andretta Do UOL, em São Paulo 19/12/2021 04h00

A frustração com o trabalho atual, o desemprego, a falta de oportunidades profissionais, o desejo de realizar um sonho antigo ou a vontade de respirar novos ares com a chegada de 2022 podem ser o motivo para você considerar mudar de carreira. Em qualquer caso, é necessário estar preparado.

Segundo especialistas, a transição de carreira vale a pena —desde que seja planejada. Escolher um trabalho que se encaixe nas suas aptidões, qualificar-se e fugir do falso empreendedorismo estão entre as dicas para quem quer acertar na decisão.

O UOL ouviu Richard Townsend, gerente geral no Brasil da Robert Walters, multinacional de recrutamentos, e Marcelo Treff, professor da FIA (Fundação Instituto de Administração), especialista em carreiras.

Confira a seguir as cinco principais recomendações para uma transição de carreira bem-sucedida.

  • Escolha o que quer e, principalmente, o que não quer. Os primeiros passos para uma transição de carreira são pensar sobre o que você gosta e descartar o que não está nos planos. Sem um objetivo claro, há grandes chances de você se perder e ficar frustrado.

Para Marcelo Treff, essa etapa começa com a identificação de talentos e limitações. “Às vezes, para que isso aconteça, é necessário ajuda, como testes de aptidão e consulta com profissionais de psicologia especializados em análise de perfil.”

  • Cuidado com o falso empreendedorismo

Marcelo Treff afirma que muitas pessoas com desejo de mudar de profissão ou de carreira são levadas por um falso espírito empreendedor —a vontade de ser “patrão de si mesmo”.

É muito comum hoje, dentro da ideia de ‘startup’, o jovem querer partir para algum tipo de negócio considerado inovador. Acontece principalmente com segmentos de destaque, como TI, alimentação alternativa, fitness e afins. O problema é que, além de ter perfil empreendedor, a pessoa precisa de competência e de capital para abrir o negócio.

Marcelo Treff, professor da FIA

O professor afirma que é importante diferenciar empreendedorismo de precarização do trabalho. Largar o emprego para virar autônomo em plataformas de prestação de serviço (fenômeno conhecido como “uberização”) é uma escolha ruim, diz Treff. “Você se tornará empresário de si mesmo, mas não necessariamente um empreendedor.”

  • Pesquise sobre a função que pretende exercer

Você terá dificuldade em se encaixar no novo trabalho sem entender como funciona a rotina do profissional desta área. Também é importante pesquisar quais as ferramentas e os conhecimentos necessários para exercer a função.

Recomendamos conversar com as pessoas deste novo mundo. Descubra como chegaram lá, o que gostam e do que não gostam, e peça conselhos sobre como começar no setor. Depois, pense em quais habilidades ou experiência você já tem e compare com o que será necessário.

Richard Townsend, da Robert Walters

  • Qualifique-se para o novo trabalho

Depois de decidir qual caminho seguir, procure qualificação, como cursos e treinamentos. Existem muitos cursos online gratuitos ou com preços acessíveis que podem auxiliar pessoas que não têm dinheiro para investir na própria formação.

“Os futuros empregadores realmente apreciam uma abordagem proativa para o autodesenvolvimento”, diz Townsend.

Treiff diz que, nesta fase de aprendizagem e adaptação, é importante manter por perto pessoas que possam te ensinar novas aptidões. “Networking é diferente de ter amigos: é uma rede de relacionamento que te permite aprender algo e encontrar oportunidades.”

  • Considere procurar uma vaga na empresa em que já trabalha

Se você está empregado, verifique se a empresa em que você trabalha tem vagas na função que você deseja.

“Empresas de todos os tamanhos preferem desenvolver pessoas de dentro em vez de contratar externamente, pois isso retém talentos a longo prazo. Portanto, muitas vezes elas estão abertas para ajudar os funcionários nas mudanças de carreira.
Richard Townsend, da Robert.

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp