bool(false)

Mundo RH, https://www.mundorh.com.br/salario-e-motivo-de-insatisfacao-para-791-dos-jornalistas-no-brasil/, 21/10/2020

Salário é motivo de insatisfação para 79,1% dos jornalistas no Brasil

Pesquisa da Apex/Comunique-se revela que quase a metade dos profissionais de imprensa ganha até R$ 3 mil

São Paulo, 21 de outubro de 2020 – A maioria absoluta dos jornalistas brasileiros (79,1%) está insatisfeita com os seus vencimentos. Apenas 18% dos profissionais de imprensa afirmam que estão contentes com os salários. Ao todo, 45,1% dos repórteres e editores ganham até R$ 3 mil por mês. Os dados são de pesquisa conjunta entre a agência Apex e o Grupo Comunique-se, com 266 jornalistas em todo o País

“Os rendimentos dos jornalistas não estão de acordo com seu elevado grau médio de formação”, explica Luiz Chinan, professor do MBA de Gestão da Comunicação da Aberje/Eseg e criador da iniciativa Berkeley Institute no Brasil. A mesma pesquisa Apex/Comunique-se revela que 51,6% dos profissionais da imprensa são pós-graduados e 42,5% afirmam realizar anualmente cursos de aperfeiçoamento. “Há, claramente, uma defasagem entre capacitação e salário”, complementa Chinan.

Para enfrentar essa situação, o Clube de Imprensa e o Berkeley Institute criaram o projeto “Jornalista Plano B”. O objetivo é oferecer um conjunto de recursos para que repórteres e editores possam encontrar oportunidades de carreira e renda com seus próprios conteúdos no ambiente digital.

Os profissionais de imprensa que quiserem participar do projeto “Jornalista Plano B” podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://bit.ly/3lwoX4h e já começar a receber as ferramentas do programa.         

Sobre o Clube de Imprensa

O Clube de Imprensa e Influenciadores Digitais é uma iniciativa promovida pela RETOHC Brand Journalism com o objetivo de auxiliar o trabalho e a formação de jornalistas e blogueiros no Brasil. Com esse objetivo, conta com um Banco de Fontes para a imprensa, um Data Room para consulta jornalística e uma série de cursos para a capacitação profissional de repórteres e editores.

Categorias: Jornalismo

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp