Folha de São Paulo, Mercado, domingo, 20 de março de 2011
MARKETING ESPORTIVO
Eventos aquecem demanda por gestor
Graduados em áreas como administração e marketing têm missão de fazer a união
entre empresas e clubes
MARIA APARECIDA SILVA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A realização dos dois eventos esportivos mais importantes do planeta -Copa do
Mundo e Jogos Olímpicos- no Brasil desperta nas empresas uma necessidade: a
busca por profissionais de marketing esportivo.
O país demanda aumento no número de gestores nessa área, destacam Claudinei
Santos, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e Ronaldo
Chataignier, coordenador do Núcleo de Estudos em Esportes da Ebape/ FGV (Escola
Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas).
Caberá a esses profissionais de marketing esportivo fazer o meio de campo entre
o esporte e a empresa, explica o diretor-geral da agência de publicidade
Publicis Dialog, Alessandro Martineli, 38.
"São duas linguagens muito diferentes, a esportiva e a empresarial. Entender e
conseguir fazer a ligação entre esses dois mundos é a chave do negócio", diz
ele, que atua há mais de 15 anos no setor e se especializou em marketing
esportivo na Universidade de Nova York.
As empresas que costumam recrutar profissionais de marketing esportivo são as
companhias patrocinadoras, as agências que prestam serviços de marketing e as
entidades esportivas, como clubes e federações.
DINAMISMO
Em geral, explicam especialistas, são profissionais das áreas de administração,
comunicação social e marketing, que se especializam em esportes. Alguns investem
em pós-graduações na área.
É o caso de Cristina de Sousa Santana, 26, coordenadora da equipe de marketing
esportivo da H de Bonis Esportes, de treinamento de tenistas, e aluna de
pós-graduação em marketing esportivo.
O desafio, explica ela, é manter-se atualizada sobre as transformações do
esporte e encontrar formas de aplicar essas mudanças nas atividades do dia a
dia, como planejamento de campanhas, análise do posicionamento de marcas,
elaboração de projetos, pesquisa de mercado e organização de eventos.
"O mercado é muito dinâmico -se o profissional não consegue acompanhá-lo, fica
para trás", considera José Cocco, 69, presidente da Abraesporte (Academia
Brasileira de Marketing Esportivo) e da agência de marketing esportivo J. Cocco.
RAIO-X DO PROFISSIONAL
SALÁRIO MÉDIO –
De R$ 3.000 a R$ 12 mil
PERFIL –
Domínio das ferramentas de gestão empresarial e técnicas de planejamento, além
de conhecimento das áreas de marketing, gestão de pessoas e organização de
eventos esportivos
ÁREAS DE ATUAÇÃO –
Clubes, federações, ONGs e empresas de marketing esportivo, entre outras
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