Folha de São Paulo, Empregos, domingo, 23 de agosto de
2009

Blogueiro oficial

Empresas criam cargos para
fomentar mídias sociais

Profissional passa a se
dedicar ao universo on-line em tempo integral

O engenheiro Stelleo Tolda,
diretor-presidente e blogueiro

RAQUEL BOCATO, DA REPORTAGEM LOCAL

Em julho, 21,9 milhões de
pessoas navegaram por blogs no país -o equivalente a 60% dos internautas ativos,
segundo o Ibope Nielsen Online.

Os números, sempre
crescentes, fizeram com que firmas -especialmente as B2C (venda ao consumidor)-
repensassem as estratégias em relação a essa ferramenta. Nesse movimento, a
estrutura organizacional também passou por alterações.

Se antes os blogs eram feitos
por profissionais que acumulavam outras funções, hoje têm se tornado mais
estruturados. Não é raro encontrar colaboradores que se dedicam apenas ao
universo virtual, que inclui elaboração e manutenção de blogs e gerenciamento de
redes sociais, como Facebook e Orkut.

Algumas firmas foram além e
criaram gerências para administrar as ferramentas. A Tecnisa foi uma das
pioneiras e delegou a gerência ao publicitário Roberto Aloureiro, 37.

Há dois anos, seu dia a dia é
voltado para redes sociais -e o blog corporativo toma a maior parte de seu
tempo. Com foco em informações sobre o mercado imobiliário, a ferramenta não é
“divulgação, mas relacionamento”.

Prova disso, diz, é a busca
por respostas para dar aos internautas, mesmo que não estejam relacionadas à
atividade da firma ou aos temas dos posts. “Já fui atrás de três ou quatro
pessoas para orientar um leitor que queria ter uma horta na varanda no
apartamento.”

Restrito

Para especialistas, esse
movimento ainda é restrito. A crise financeira e o estágio do desenvolvimento de
blogs corporativos, considerado embrionário por alguns, são fatores que inibem a
criação de cargos.

Apesar disso, as empresas
continuam investindo em blogs, mas delegando o trabalho a agências
especializadas.

Na Edelman (companhia de
comunicação corporativa), há uma área em que os profissionais têm de abastecer e
manter blogs corporativos, entre outras incumbências.

A Pólvora! Comunicação foi
criada, há um ano, apenas para desenvolver projetos de mídias sociais para as
empresas. “As companhias estão terceirizando para ver aonde vai esse movimento”,
destaca o diretor de operações, Marcio Cavalieri.


Dinamismo é chave em área digital

Ser proativo e ter
interesse na ramo de mídias sociais conta mais que diploma específico

DA REPORTAGEM LOCAL

Jornalistas, publicitários,
biólogos, veterinários, arquitetos. Não há uma formação única de blogueiro, mas
algumas características que os unem na elaboração de blogs ou na manutenção de
Facebook organizacional, por exemplo.

Nas agências, estar inserida
nas mídias sociais, ter boa comunicação, ser uma pessoa dinâmica e ter interesse
no tema sobre o qual vai escrever faz mais diferença na contratação do que
qualquer diploma, destaca Mario Soma, diretor-executivo do Grupo RMA.

Algumas vezes, quem cumpre
essa função é o presidente da empresa. Cabe a ele abastecer a página de
novidades sobre o mercado e a companhia.

O engenheiro Stelleo Tolda,
41, diretor-presidente do MercadoLivre.com, é um deles. Há três anos, alimenta o
blog, que trata do mundo digital, com um post a cada dois dias.

Os funcionários começaram a
ler e, indiretamente, a fazer parte do processo.

Ainda que não fossem os
autores dos posts, foram os primeiros a acompanhá-los. Alguns ainda se
aventuravam a deixar comentário e sugestão.

“No começo, eu escrevia para
eles”, resume Tolda.

Vitrine interna

Na Amadeus, de tecnologia
para a indústria de viagens e turismo, todos os colaboradores podem contribuir
para o blog interno da companhia. Não importam formação, área de atuação ou
tempo de casa.

Dos 100 colaboradores, 40
postam frequentemente, mas são os setores de vendas e suporte e serviços ao
cliente os mais participativos.

A colaboração não é
remunerada, mas serviu de vitrine para que alguns profissionais se posicionassem
de outra forma.

“Isso abriu um novo campo de
atuação para algumas pessoas, que migraram de suporte e treinamento para
projetos estratégicos”, destaca o gerente de marketing, André Fróes.


Blog traça trajetória profissional

DA REPORTAGEM LOCAL


Chefe da seção de divulgação e qualidade de atendimento dos Correios, o
publicitário Leonardo Garcia, 27, acumula outra função desde o dia 1º: é
responsável pelos posts e pela manutenção do blog de filatelia da instituição.

O
namoro com o mundo virtual vem de longa data -seu projeto de conclusão de curso
foi a elaboração de uma rádio na internet. Em 2003, passou para a área de
comércio on-line.


Mas, apesar de toda a experiência na internet, não havia traçado uma trajetória
como essa. “Não me via fazendo isso nem quando eu ainda estava na faculdade”,
analisa.


Agora, fica duas horas por dia fazendo posts e manutenção do Twitter.

Se
não tem que pedir informação sobre as ferramentas, o mesmo não acontece com a
filatelia.


“Aprendi muito com os colegas, mas ainda recorro a eles para tirar dúvidas.”


Liberdade de horário é benefício

DA REPORTAGEM LOCAL

A
designer gráfica Lyanne Rehder, 39, havia se formado, mas não tinha experiência
na área. Ficou, como diz, fazendo bicos aqui e ali, mas o projeto de desenvolver
uma carreira em seu campo de formação não se concretizava.


Voltou-se para o desenvolvimento de sites otimizados -que aparecem nas primeiras
posições dos buscadores- de hotéis e agências de turismo.


três anos, sua saga com blogs teve início. Com o marido, elaborou um de turismo,
com dicas e informações para viajantes. Há alguns meses, quando descobriu que
estava grávida, o casal montou um outro, com impressões do bebê.

E
foi pela repercussão desses trabalhos que recebeu convite para ser a blogueira
corporativa de uma grande empresa de beleza.


“Não imaginei trabalhar virtualmente, mas tenho liberdade de horário. É difícil
trocar de atividade.”


“Aonde a internet for, vou atrás”

DA REPORTAGEM LOCAL

“Cara, tem uma vaga para você
lá na Microsoft.” O convite foi feito após o então diretor de uma firma de
serviços de internet Rene de Paula, 44, participar de um evento e “falar muito”
sobre meio digital.

Foi contratado para fazer a
divulgação de novas tecnologias. Após sedimentar relacionamento com principais
“players” do mercado, optou pela elaboração de um blog corporativo para se
comunicar com os parceiros.

“Sou produtor de conteúdo
crônico”, brinca.

Com visibilidade em outras
ferramentas on-line, como Twitter, e informações relevantes no blog, o número de
visitantes foi crescendo. Em setembro de 2007, teve 3.000 visitantes.
Atualmente, acumula 160 mil por mês.

Ele não define os rumos da carreira, mas usa uma frase que indica a ambição:
“aonde a internet for, vou atrás, empurrando”.

 

 


1 comentário

Os comentários estão fechados.

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp