PORVIR – 23/02/2015 – SÃO PAULO, SP 

Boyhood: um grande filme para trabalhar com adolescentes

MARK PHILLIPS, DO EDUTOPIA

Boyhood é um filme excelente e também é um dos favoritos para o Oscar de melhor filme, na premiação
que acontece no próximo domingo. Seguindo a vida de um menino e sua família ao
longo de 12 anos, nos proporciona uma viagem íntima pelo desenvolvimento do
menino ao longo do tempo, os efeitos do divórcio, dos pais solteiros, as
relações com colegas de sua idade e os desafios enfrentados por crianças e
adolescentes.

Apesar de não ser um documentário, Boyhood muitas vezes parece um. O diretor Richard Linklater fez um
trabalho notável de usar os mesmos atores em um período de 12 anos, fazendo uma
transição quase perfeita através dos estágios da família. É um excelente filme
para usar no ensino, pois se relaciona com a vida de muitas crianças hoje e
levanta questões importantes que podem provocar grandes discussões em sala de
aula.

Trabalhando com as restrições

No entanto, existem alguns obstáculos ao uso do filme. A Motion Picture Association of America (MPAA)
deu Boyhood uma classificação restrita a menores de 17 anos, que precisam de
companhia dos pais ou de um responsável adulto para assisti-lo. Além disso, sua
duração de 2h30 representa um desafio em termos de tempo de aula. Mas eu acho
que ambos os obstáculos podem ser superados.

Dada a natureza episódica do filme, seria fácil de mostrar, ao longo de uma semana com debates e
exercícios ligados a cada porção. Outra opção seria a de organizar uma exibição
completa na escola, que poderia ser usada por mais de uma disciplina, como
estudos sociais e inglês, por

 

 


1 comentário

Os comentários estão fechados.

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp