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Folha de São Paulo, Mercado, QUARTA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE
2014

Classe média dá mais atenção hoje a marcas e qualidade de produtos

Estudo segmenta quatro diferentes perfis
desses consumidores, que somam 108 milhões e movimentaram R$ 1,17 trilhão em
2013


CLAUDIA ROLLI
DE
SÃO PAULO

A classe média brasileira, formada por 108
milhões de consumidores que movimentaram R$ 1,17 trilhão em 2013, dá mais valor
a marca, preço e qualidade do que consome hoje em relação há um ano.

Sete em cada dez se preocupam mais com qualidade
e preço, 57% deles dão mais atenção às marcas e 51% pesquisam mais preços hoje.

O consumo nessa faixa cresceu 6,4% (descontada a
inflação) em relação a 2012.

Comportamentos como esses foram revelados no
estudo "Faces da Classe Média", feito pela Serasa Experian e pelo Data Popular,
que mapeou os diferentes perfis de consumidores da classe C.

Estão nessa faixa famílias com renda per capita
de R$ 320 a R$ 1.120, segundo critérios estabelecidos pelo governo. De cada R$
100 gastos nessa classe, R$ 46 foram no Sudeste, onde está a maior concentração
desses consumidores. A classe C movimenta 58% do crédito no Brasil.

"Se esse contingente de pessoas formasse um
país, ocuparia o 18° lugar no ranking das 20 nações com maior consumo do mundo",
disse Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.

A previsão é que a classe média chegue a 125
milhões em 2023, ou 58% da população. Hoje, representa 54%.

"É uma classe que não pode ser entendida e
tratada de uma só forma", diz Renato Meirelles, do Data Popular.

O estudo segmenta esses consumidores em quatro
grupos com comportamentos distintos: batalhadores (39%), experientes (26%),
promissores (19%) e empreendedores (16%).

Quanto mais experiente esse consumidor, mais
propenso está a optar por qualidade e preço. Esse grupo é formado em sua maior
parte por autônomos, com hábitos mais conservadores e ensino fundamental
completo.

No grupo de "empreendedores" estão os que dão
mais valor a marcas, valorizam a política do "faça você mesmo" e acessam mais a
internet. "É como se fosse a classe A da classe C", disse.

Entre os "batalhadores", o que ganha destaque na
hora de consumir é o preço e a relação "custo-benefício". Trabalham com carteira
assinada, parcelam as compras e estudam para prosperar.

Os "promissores" consideram mais a marca do que
o preço. São mais inexperientes com o crédito (metade já passou por descontrole
financeiro) e estão mais próximos aos jovens que integram a turma do chamado "rolezinho".


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