https://administradores.com.br/artigos/como-ser%C3%A1-o-futuro-profissional-dos-alunos-do-ensino-m%C3%A9dio, 31/08/2021
Como será o futuro profissional dos alunos do ensino médio?
Luciano Muchiotti
Caro leitor, como você imagina que será o futuro profissional dos jovens de ensino médio? Talvez seja o seu futuro ou dos seus filhos.
Quem iniciou neste ano o ensino médio ou iniciará no próximo ano, tem ou terá entre 3 e 4 anos para tomar a decisão que considero uma das mais importantes da vida desses jovens.
Todos os anos a grande maioria dos jovens enfrenta um momento decisivo na sua vida que é escolher um curso superior que em determinado momento se transformará em profissão ou carreira.
Para esses mesmos jovens alunos é um grande sonho iniciar um curso superior e depois através da formação poder construir o seu futuro.
Também todos os anos milhares e milhares de famílias compartilham dessa mesma dificuldade com seus filhos e, diga-se de passagem, para muitas delas este período de escolha profissional é de bastante sofrimento e muitas perdas.
Ao falar em perdas refiro-me basicamente à questão financeira porque enquanto não se sabe o curso que seguirá, há muitos problemas. Entre eles, tentativas e erros, desistências e reinícios de estudos porque a escolha anterior não deu certo. Logo, enquanto não se sabe ao certo o que quer, a questão financeira é bastante afetada.
A outra perda é a de tempo, porque até que se defina também o curso que realmente será a escolha correta, muitos meses e até anos podem ser desperdiçados enquanto não se sabe o que quer.
Então a pergunta a seguir é bem complexa: O que é que você quer para o seu futuro?
É possível afirmar que a questão da escolha profissional ficou ainda mais complexa após o início da pandemia da Covid-19 em nosso país e também no mundo inteiro. A educação de forma geral foi muito prejudicada e ainda está sendo prejudicada no momento em que escrevo este texto, e infelizmente não sabemos quando todo esse tempo e todas as perdas que ocorreram serão recuperadas, talvez leve décadas.
Muitos alunos de escola pública tiveram perda de praticamente 100% de todo período de estudos enquanto a pandemia assustava e tirava a vida de muitas pessoas. Já nas escolas particulares as perdas foram bem menores tendo em vista que essas escolas conseguiram produzir um ensino à distância com boa qualidade, logo podemos pensar que esses alunos de escolas particulares tiveram um prejuízo muitas vezes menor em relação aos alunos das escolas públicas.
Um outro agravante foi o fato desses alunos ficarem muito tempo com aulas remotas fora do ambiente escolar. Isso trouxe certas complicações porque no retorno existem muitos ladrões de tempo que roubam a atenção do aluno e impede o foco total nos estudos, e esses ladrões de tempo concorrem diretamente com a educação desses jovens alunos.
Como especialista e professor de orientação vocacional em escola particular eu tenho sentido isso muito fortemente nas salas de aula principalmente ainda pela ausência de alguns alunos que ainda preferem o ensino remoto. É provável que ao longo de alguns meses tenhamos todos os alunos presencialmente mesmo ainda que haja a concorrência com os ladrões de tempo.
Neste momento tão difícil da nossa educação, quando pensamos em futuro profissional aqui eu deixo um alerta para os pais e também para os alunos. É muito importante que se voltem e retomem o raciocínio da importância da educação ainda mais por que o esforço para recuperar ou tentar recuperar as perdas que a pandemia trouxe será muito maior.
Talvez a dica mais importante neste momento é focar ou aumentar o foco nos estudos. Falar em foco para alunos do ensino médio talvez seja algo um pouco difícil devido a tantas mudanças as quais eles estão passando na faixa etária correspondente ao ensino médio, mas o elemento foco realmente precisa ser inserido no contexto educacional, precisa ser inserido como um elemento imprescindível para garantir ou tentar garantir um futuro promissor para este aluno.
A questão do foco é bastante importante porque quando focamos em algo a nossa mente expande para aquele assunto, logo ao focar nos estudos e na preocupação com esse futuro há uma concentração de energia bastante significativa envolvida.
Como ladrão de tempo, é tudo aquilo que de alguma forma desvia a atenção do aluno e até mesmo impede a sua participação na aula.
Para você que está lendo este texto sendo pai ou mãe de aluno, ou sendo o próprio aluno do ensino médio, criei um material para ajudá-los a focarem nos principais itens que são necessários para uma boa escolha profissional.
No site www.acertx.com.br há um e-book gratuito que pode ser baixado. É um material que pode ajudar a minimizar as dificuldades da escolha profissional principalmente neste momento de pandemia. Há uma playlist no YouTube com vários vídeos com temas específicos sobre escolha profissional que todos os alunos e todas as pessoas podem assistir livremente quantas vezes quiser e tirar proveito desses conteúdos também. Lá no YouTube basta procurar por Luciano Muchiotti e encontrar a playlist do vocacional.
No mais desejo a todos os leitores especialmente para os pais e alunos de ensino médio que tenham paciência, aumentem o ritmo dos estudos, foquem numa boa formação técnica ou superior, e também num futuro que seja próspero.
Comece a escrever agora o seu futuro profissional. Quanto mais cedo você pensar sobre ele e manter esse pensamento em foco, certamente melhores serão os resultados que você terá dia após dia.
Lembre-se, muito provavelmente a escolha profissional será a escolha mais importante que você fará na sua vida.
Luciano Muchiotti é especialista em carreira e empreendedor. Atua como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.