bool(false)

REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – 14/04/2021 – BELO HORIZONTE, MG

Digital, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos orienta instituições de ensino, estudantes, empresas e sociedade em geral

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO MEC COM INFORMAÇÕES DA SETEC

Homologado pelo Ministério da Educação (MEC), o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) oferta 215 opções de cursos técnicos de nível médio com o objetivo de orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. A proposta, primeiramente, foi enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e a homologação ocorreu em dezembro de 2020.

A fim de contemplar novas demandas socioeducacionais, o novo Catálogo é um referencial que subsidia o planejamento dos cursos e suas correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio.

Já em relação aos estudantes, o Catálogo serve de base para a escolha dos seus cursos, pois apresenta-lhes os diferentes perfis profissionais e as possibilidades de atuação. E, para o setor produtivo, auxilia na definição da contratação de profissionais com os perfis mais adequados às suas necessidades.

Os cursos são organizados e agrupados em 13 eixos tecnológicos, sendo eles: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Militar; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O novo Catálogo, que pode ser consultado virtualmente, fornece informações como os perfis de conclusão, carga horária mínima, pré-requisitos de ingresso, nomenclaturas antigas e atuais de cursos, além de itinerário formativo e campos de atuação.

Confira aqui o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: http://cnct.mec.gov.br/

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp