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O Estado de São Paulo, 27 Julho
2014 | 02h 01

Documentário mira formas de ensino alternativo

VICTOR VIEIRA – O ESTADO DE S.PAULO

Obra feita com
“vaquinha online” expõe colégios públicos e privados que apresentam de salas de
aula sem parede a alunos que decidem o que vão aprender

Renovar a escola
exige mais do que uma mão de tinta e outros reparos para esconder rachaduras.
Com a ideia de retratar a educação que tenta romper com o passado, dois jovens
decidiram conhecer dez colégios que seguem modelos diferentes do tradicional. O
resultado das visitas éQuando Sinto Que Já Sei, documentário financiado
coletivamente que estreia depois de amanhã em São Paulo.

Amigos da
adolescência, o jornalista Raul Perez e o documentarista Antônio Lovato, ambos
de 24 anos, se reaproximaram pelo interesse em educação. Do reencontro, surgiu a
ideia do filme. "Nossas inquietações eram parecidas. Passamos por várias escolas
e não gostamos de nenhuma delas", conta Perez. "Todas seguiam um modelo do
século 19: os alunos só copiam o que o professor escreve na lousa", critica.

As gravações
começaram em janeiro de 2012, com dinheiro próprio da dupla. Por meio de um
Crowdfunding – espécie de "vaquinha online" -, eles conseguiram quase R$ 50 mil
para custear a produção, doados por 480 apoiadores. As doações foram essenciais
para pagar as viagens – quatro escolas são de fora do Estado de São Paulo.

Nos dez colégios,
públicos e privados, eles encontraram formatos múltiplos: salas de aula sem
paredes, turmas com várias idades, alunos que decidem o que vão aprender. Nas
diferenças, Perez identifica um ponto em comum. "Todos formam para a autonomia,
emancipação. E a educação é mais importante que o conteúdo", completa.

Só na metade de
2013, Perez e Lovato trocaram as câmeras pela ilha de edição. Além de disponível
para download no site
quandosintoquejasei.com.bra
partir da data de estreia, o filme pronto será exibido em escolas,
universidades, empresas e onde mais forem convidados.

Educação
democrática. Aos 9 anos, Luísa Carneiro já estudou em três colégios. Hoje está
no preferido: a Politeia, na Água Branca, zona oeste da capital, um dos exemplos
citados no documentário. "Aqui as aulas são mais divertidas", conta. "Também
fazemos muitas atividades fora da escola", diz Luísa.

A proposta da
Politeia, particular, é de educação democrática. Os estudantes participam da
gestão – há assembleias para debater até os conflitos internos. Parte do
conteúdo é escolhida pelas crianças, que fazem pesquisas sobre temas do próprio
interesse. E sem as temidas provas: a avaliação, segundo os educadores, é
contínua.

Para Osvaldo de
Souza, educador da escola, o formato aumenta o engajamento dos estudantes. "Não
precisamos torcer para que todos aprendam ao mesmo tempo, do mesmo jeito",
aponta. "Eles aprendem com assuntos que gostam", diz.

Não há salas de
aula, mas grupos de estudos com poucas pessoas, acompanhados por tutores, com a
tarefa de estimular reflexões e orientar pesquisas. Os alunos trabalham com
colegas de diversas faixas etárias. "A gente aprende com os meninos mais
velhos", garante Luísa.

A veterinária
Carolina Carneiro, mãe de Luísa, não se arrepende da opção pelo modelo
alternativo. Recorda, porém, que a escolha foi difícil. "Como estudei em colégio
tradicional, tinha medo de como seria", lembra. "Mas percebi que ela se
desenvolveu tão bem ou melhor do que as outras crianças."

Outra semelhança
entre os projetos, segundo Perez, é o envolvimento das famílias dos alunos e das
comunidades onde estão as escolas. "Esses projetos só funcionam com o apoio de
fora, quando todos entendem a proposta", destaca. "É uma educação que se dá na
relação, na troca, no olho no olho."


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