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O Estado de São Paulo, 09 de novembro de 2012 | 2h 09

Indústria precisa de 7,2 milhões de técnicos até 2015


Segundo estudo, 1,1 milhão vagas serão abertas nos próximos três anos para
jovens que

DANIELA ROCHA, ESPECIAL PARA O ESTADO – O Estado de S.Paulo

A necessidade de mão de obra especializada na
indústria é crescente. Até 2015, o País terá de formar 7,2 milhões de
trabalhadores em cursos técnicos e de média qualificação para atuar em 177
ocupações industriais. Isso significa que a demanda por esses profissionais para
os próximos três anos é 24% maior que a de 2008 a 2011, aponta o Mapa do
Trabalho Industrial 2012 feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(Senai).

Serão 1,1 milhão de novas oportunidades de emprego
até 2015 para os jovens que vão ingressar no mercado de trabalho, destaca Marcio
Guerra Amorim, gerente executivo adjunto da Unidade de Estudos e Prospectiva do
Senai.

Além disso, o setor deverá capacitar outros 6,1
milhões de trabalhadores para acompanhar os avanços tecnológicos e a evolução
das normas de qualidade, regulamentações e certificações de produtos.

"Para elevar a competitividade da indústria é
necessário atualizar também os trabalhadores que já estão no mercado", afirma
Amorim. "Os profissionais se beneficiam desse processo porque o conhecimento
garante maior empregabilidade e ainda dá chance para galgarem novas posições".

A maior necessidade de profissionais qualificados se
concentra nas Regiões Sudeste (57,6%) e Sul (20,9%), especialmente nos Estados
de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Pelo
estudo, nas demais regiões, aparece na frente o Nordeste (11,9%) seguido pelo
Centro-Oeste (5,5%) e Norte (4,1%).

A pesquisa indica que os cursos profissionalizantes
de 200 a 400 horas serão os mais requisitados, com destaque para a preparação
para indústria de alimentos e de operadores para o setor de vestuário. Os cursos
técnicos com duração média de 18 a 24 meses com carga horária de 1.000 a 1.400
horas estarão voltados à formação de técnicos de controle de produção.

Novas vagas. As construtoras, fabricantes de
veículos, indústrias de máquinas e equipamentos, indústrias de alimentos,
bebidas e vestuário serão responsáveis por cerca de 50% das novas vagas, algo em
torno de 600 mil postos de trabalho.

Entre os técnicos de nível médio, a ocupação que
lidera a demanda, com mais de 16 mil vagas, é a de técnicos em construção civil,
responsáveis por desenvolver levantamentos topográficos, elaborar planilhas de
orçamento, inspecionar a qualidade de materiais e supervisionar as obras
seguindo projetos e normas.

Depois, vem o técnico de controle de produção nas
montadoras de veículos (9,5 mil). Esse profissional acompanha os processos de
produção e suprimento de materiais, seguindo normas e especificações.

Operadores de máquinas de usinagem por controle
numérico computadorizado (8,2 mil vagas) calculam e ajustam a alimentação e a
velocidade das máquinas e o tamanho e a posição dos cortes para a criação de
peças.

Entre os trabalhadores formados em cursos
profissionalizantes, a maior demanda é por operadores de máquina de vestuário
(25 mil vagas), seguidos por operadores de máquina de produtos plásticos e
borracha (11 mil vagas) e marceneiros (10 mil).

Salário pode superar o de profissionais de nível superior


Segundo pesquisa, salário médio inicial de técnicos valorizados no mercado de
trabalho passa de R$ 2 mil

O Estado de S.Paulo

A remuneração média das 21 ocupações técnicas de
nível médio que hoje estão entre as mais demandadas pela indústria brasileira é
superior aos salários que recebem diversos profissionais graduados. É o que
mostra levantamento feito pelo Senai em 18 Estados com base nas informações das
diretorias dos departamentos regionais da instituição e dados do Cadastro Geral
de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais
(Rais).

De acordo com a pesquisa, o salário médio inicial dos
técnicos que estão mais valorizados no mercado de trabalho supera R$ 2 mil. Com
dez anos de atuação, esses profissionais atingem uma remuneração média de mais
de R$ 5,6 mil. "As remunerações são atrativas na admissão e essas ocupações
apresentam ganho salarial significativo com o aumento do tempo de experiência",
enfatiza Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai.

Profissões em alta. Em São Paulo, enquanto os
técnicos projetistas recebem no começo da carreira R$ 4,1 mil e os técnicos em
automação R$ 3,5 mil, os profissionais de nível superior recém-formados em
Análise de Sistemas e Desenho Industrial ganham menos de R$ 2,8 mil. Mais um
exemplo é que a remuneração média dos técnicos com dez anos de experiência
atinge R$ 6 mil, valor acima do alcançado por engenheiros mecatrônicos e
farmacêuticos com o mesmo tempo de serviço.

No Estado de Minas Gerais, os profissionais técnicos
de nível médio mais demandados são os das áreas de mineração e de petróleo e
gás, com salários médios iniciais que chegam a R$ 4 mil. A remuneração média das
ocupações técnicas na admissão é de R$ 2,9 mil, superior ao que recebem
advogados e veterinários em início de carreira. Já o valor médio recebido por
técnicos com mais de dez anos de trabalho é de R$ 5,7 mil, mais do que ganham
enfermeiros e biólogos.

No caso do Rio de Janeiro, a remuneração de um
técnico em mineração parte de R$ 8,6 mil. Nesse mercado, o salário médio dos
técnicos em início de carreira é de R$ 2,5 mil, superior aos valores pagos aos
nutricionistas e biólogos.

Os técnicos em energias renováveis e em
biocombustíveis estão sendo intensamente recrutados por empresas no Rio Grande
do Sul e os salários iniciais estão na faixa de R$ 3,2 mil. Esse valor supera os
pagamentos de nutricionistas e farmacêuticos recém-formados.

A crescente demanda por mão de obra especializada em
Pernambuco elevou os salários. A média recebida pelos técnicos é de R$ 2,5 mil,
superior às remunerações de médicos e analistas de sistemas.

Os técnicos em manutenção de aeronaves são bastante
demandados em Estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa
Catarina. O salário na admissão chega a R$ 3,1 mil em Goiás, muito acima dos
valores pagos inicialmente a analistas de sistemas e advogados. O valor médio
pago aos técnicos em manutenção de aeronaves com dez anos de experiência é de
6,7 mil. / D.R.

“Ensino profissional garante uma carreira estável e bem paga”


Para diretor-geral do Senai, formação técnica abre oportunidades e eleva a
produtividade das empresas

DANIELA ROCHA , ESPECIAL PARA O ESTADO – O Estado de S.Paulo

O modelo educacional brasileiro está longe do que se
vê nos países desenvolvidos e mesmo de outros emergentes. Apesar de recentes
avanços, o País ainda privilegia muito a educação regular em detrimento da
profissionalizante. A avaliação é de Rafael Lucchesi, presidente do Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em entrevista ao Estado. Segundo
ele, o investimento em formação técnica ajuda a elevar a produtividade das
empresas.

A seguir, os principais trechos da entrevista.

Como o sr. vê o modelo educacional brasileiro?

Estamos muito centrados na educação regular em vez do
ensino profissional. Apenas 6,6% dos brasileiros entre 15 e 19 anos optam pela
educação profissional técnica de nível médio. A média dos 34 países da OCDE
(Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 42%. Na Alemanha,
a média é de 53% e na Coreia do Sul e França, de mais de 40%. No Japão, o índice
é de 55%. Também temos baixa qualidade no ensino básico (fundamental e médio),
situação que precisa mudar. No ranking da OCDE, o Brasil aparece na 53.ª posição
em um painel de 65 nações.

O ensino em outros países bem posicionados nesse
ranking é mais direcionado ao ambiente de negócios?

A abrangência do ensino universitário é acima do
brasileiro. Temos só 14% da população no ensino superior, para uma média de 40%.
Mas a grande diferença é o fato de haver um grande contingente de jovens que
fazem a educação geral de nível médio com a educação profissionalizante. Isso
cria um mercado de trabalho mais funcional. No ambiente de negócios, há
necessidade de profissionais com formação universitária, mas também são
requisitados técnicos e operadores.

Que ações existem para ampliar a estrutura
educacional?

Os governos estaduais têm ampliado os programas de
educação profissional. São Paulo está aumentando a capacidade de atendimento do
Centro Paula Souza de escolas técnicas. O governo federal também está expandindo
sua rede de escolas e estruturou o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao
Ensino Técnico e Emprego) para aumentar notavelmente a oferta de cursos técnicos
de nível médio, assim como os de formação inicial e continuada. O Sistema S vem
aumentando consideravelmente o número de matrículas. O Senai está dobrando o
número de matrículas até 2014. Até lá serão 4 milhões de matrículas por ano.

Como o sr. avalia o Pronatec?

É uma política muito bem concebida. Mobiliza um
conjunto de atores – redes públicas federal e estaduais, rede de ensino privado
e o Sistema S. Busca ampliar de forma ágil as vagas para jovens na formação
técnica de nível médio e aumentar a oferta de cursos de qualificação de curta
duração, com cargas horárias de 200 a 400 horas, para formação de eletricistas,
operadores de máquinas industriais, cozinheiros, soldadores e torneiros
mecânicos. O Fundo de Financiamento Estudantil é uma ideia bem estruturada que
faz parte do Pronatec, baseado no mesmo modelo que alargou a possibilidade de
jovens carentes financiarem sua educação superior. Os jovens podem financiar a
sua educação técnica e, além disso, as empresas que financiam processos de
qualificação de seus funcionários também são beneficiadas com essa facilidade de
acesso ao crédito a taxas baixas.

Como estimular os jovens a ingressarem no ensino
técnico?

Fizemos um estudo considerando as 21 ocupações
técnicas mais demandadas em 18 Estados e ficou constatado que o salário médio
inicial é de R$ 2 mil. Com dez anos de carreira, o salário médio chega a R$ 6
mil. Ou seja, os técnicos têm remunerações superiores às oferecidas para muitas
ocupações de nível universitário. É importante disseminar essa informação para
que a juventude busque esses cursos. Hoje vemos uma onda de jovens de classe
média que busca a educação profissional, mas esse número ainda pode aumentar
muito. Há muita oportunidade para quem tem formação técnica. Muitos desses
profissionais conseguem colocação no mercado de trabalho mais rapidamente do que
bacharéis em Direito, por exemplo.

A formação técnica deve ser associada com a
universitária?

Com certeza, uma não exclui a outra. O aluno com boa
formação técnica de nível médio tem condições de seguir uma carreira sólida, e
isso pode até orientar melhor a formação universitária dele posteriormente. Esse
caminho pode corrigir um outro problema que temos no Brasil, que é o déficit de
engenheiros. A cada 100 graduados, apenas 5 são engenheiros. Número muito menor
do que o registrado em diversos países. No Japão, são 25 engenheiros a cada 100
formados. Na China, mais de 30. Temos enorme deficiência também quando
comparamos o nosso sistema educacional universitário tecnológico com os de
países desenvolvidos ou de diversas nações emergentes. Acredito que a juventude
pode buscar na educação profissional técnica uma carreira estável e
bem-remunerada. Com isso, vai conseguir melhores condições para prosseguir os
estudos buscando uma graduação tecnológica.

Prestígio da educação profissional depende de mudança de mentalidade


Ensino fundamental e médio direcionam jovens para a graduação, mas necessidade
do mercado de trabalho reflete outra realidade

DANIELA ROCHA, ESPECIAL PARA O ESTADO – O Estado de S.Paulo

No Brasil, menos de 15% dos jovens entre 18 e 24 anos
chegam às universidades, de acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação.
Ou seja: dos 24 milhões de jovens brasileiros, apenas 3,4 milhões buscam a
graduação. O restante, mais de 20 milhões, tem de buscar outros caminhos. Em
outra via, todos os setores da economia – indústria, comércio, serviços e
agropecuária – apresentam demanda crescente por técnicos. Ha vagas no País, mas
faltam profissionais qualificados e com conhecimentos específicos para
preenchê-las.

Por isso, a educação profissional no País precisa ser
reforçada em um ritmo mais acelerado, defende Rafael Lucchesi, diretor-geral do
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para quem o modelo
educacional brasileiro é muito focado na rede regular. O conteúdo dos ensinos
fundamental e médio direciona os alunos para a universidade, diz. "Como menos
de15% dos jovens brasileiros vão para o ensino superior, milhares de estudantes
ficam sem projeto de inserção no mercado de trabalho."

Esse é um cenário que começa a mudar. Apesar de ainda
baixo, o número de jovens no ensino técnico de nível médio tem avançado. De
acordo com Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
(Ipea), em 2004 a participação dos jovens entre 15 e 17 anos era de apenas 3%
nas seis maiores regiões metropolitanas do País. Hoje, já é de 7,6%. "É o que
chamamos de onda jovem, estimulada por políticas de ensino estaduais e
iniciativas do setor privado, o que antecede o Pronatec (Programa Nacional de
Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do governo federal", explica.

Principalmente os jovens da classe C passaram a se
qualificar. "Quando os jovens partem para os processos de seleção das empresas,
percebem que são muitas as exigências. Muitos buscam mais conhecimento, se
matriculam em cursos", acrescenta Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Centro de
Integração Empresa-Escola (Ciee).

Modelagem atual. Tradicionalmente, o ensino
profissional técnico e os programas de qualificação são oferecidos por escolas
particulares e pelo Sistema S, que, apesar de contar com recursos públicos – as
contribuições compulsórias de empresas -, é comandado pelo patronato. Por um
acordo firmado com o MEC em 2008, as entidades do Sistema S se comprometeram a
destinar parcelas significativas de suas receitas aos cursos gratuitos, seguindo
metas progressivas até 2014. No caso do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), dois
terços do arrecadado terá essa destinação.

"Na formação de técnicos no País, 56% das matrículas
estão nas mãos do setor privado; o restante, na esfera pública. Isso mostra que
o Estado delegou à iniciativa privada a formação dos trabalhadores técnicos
brasileiros", afirma Aparecida Neri de Souza, professora de Sociologia da
Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), com base em dados recentes do Inep. Os governos, explica ela,
trabalham na ampliação de suas redes e, em muitos casos, articulados com as
instituições privadas e o Sistema S. Dessa forma, o financiamento vem do poder
público, mas o ensino é organizado pelas organizações privadas.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego (Pronatec) do governo federal já soma vagas gratuitas no ensino técnico
de nível médio e nos cursos de qualificação de trabalhadores. "Hoje isso se dá
mais nos cursos de formação inicial e continuada. A oferta de vagas em cursos
técnicos ainda é pequena, mas esperamos que aumente", afirma Almério Araújo,
coordenador de Ensino Técnico e Médio do Centro Paula Souza do governo do Estado
de São Paulo.

No Brasil, empresas e governos se mobilizam para
reverter a situação, acrescenta Antonio Freitas, pró-reitor de Ensino da
Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e conselheiro da Fundação de
Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec). "O País é a sexta economia,
mas o 60.º em educação e o 80.º em inovação, o que é inconcebível ", diz o
professor. Ele considera importante o lançamento do Programa Ciência sem
Fronteiras do governo federal, no qual serão oferecidas 101 mil bolsas ao longo
de quatro anos, associadas às ao ensino superior tecnológico e às áreas de
engenharia, ciências exatas e biomédicas. O objetivo é que os estudantes tenham
acesso às inovações tecnológicas. Além disso, o programa busca atrair
pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer
parcerias com os pesquisadores brasileiros.

Defasagens. Na visão de especialistas, o aumento da
oferta de ensino técnico deve ser feito seguindo padrões de qualidade no âmbito
pedagógico e com base no diálogo com as empresas. "Os cursos devem estar
alinhados com as necessidades do mercado", comenta Ana Luiza Kuller,
coordenadora de Educação do Senac-SP.

Outro desafio é suprir as defasagens da educação
básica em português, matemática e ciências. "Cada instituição se organiza para
resolver esse problema. Há uma série de opções para que os alunos aprendam o que
deveriam ter aprendido na educação básica e possam acompanhar os cursos",
explica Ana Luiza. E não é só: a professora da Unicamp Aparecida Neri de Souza
lembra ainda que 10% dos brasileiros são analfabetos.

"O que se espera é que todos os brasileiros consigam
terminar pelo menos o ensino médio. Existem cursos gratuitos de formação inicial
que dão oportunidade de trabalho a essas pessoas que não tiveram acesso à
educação", acrescenta o professor Antonio Freitas, da FGV-RJ.

Mudança de paradigma. Por muitos anos, o ensino
técnico foi preterido no País. "A sociedade brasileira ainda tem a crença que a
formação universitária é a base. Nossa escola tem um modelo academicista, não
tem a lógica voltada ao mundo do trabalho. Isso acaba sendo uma limitação",
enfatiza Lucchesi. Os jovens precisam conhecer mais as oportunidades que se
abrem, derrubando esse paradigma, diz ele, citando pesquisa do Senai que indica
que as remunerações de técnicos superam as oferecidas a diversas ocupações
universitárias no Brasil.

"As ocupações técnicas empregam mais e apresentam
bons salários. E os jovens têm a chance de ingressar cedo no mercado de trabalho
e custear novos estudos", afirma Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação
Profissional do Senac Nacional.

Estudos revelam que os ganhos salariais após cursos
de educação profissional são de 1,4% a 12% para formação inicial, de acordo com
as áreas; em torno de 14% para cursos técnicos de nível médio e de 24% para
tecnólogos. "Os retornos não são desprezíveis, mas pouco conhecidos", conclui
Marcelo Neri, presidente do Ipea.

Número de cursos cresce, especialmente de Humanas


Professor do Insper chama a atenção para a necessidade de mais cientistas,
engenheiros e médicos no País

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA , ESPECIAL PARA O ESTADO – O Estado de
S.Paulo

É preciso massificar o acesso ao ensino universitário
para se dispor de mão de obra qualificada, diz o professor Naércio Aquino
Menezes Filho, do Instituto de Ensino e Pesquisas (Insper). Só assim, diz ele, o
País poderá concorrer em melhores condições com outros países. "Apenas 10% da
população adulta brasileira tem curso universitário", diz Menezes Filho. "Nos
Estados Unidos e na Coreia, esse porcentual chega a 40%; na França, 35%; e no
vizinho Chile, 25%."

Mas o Brasil avançou bastante em alguns aspectos da
área de ensino superior. Entre 2000 e 2010, a oferta de cursos universitários
cresceu no País, mas especialmente na área de humanas. Em decorrência, conta
Menezes Filho, a oferta de profissionais em áreas como, por exemplo, turismo,
publicidade e mesmo enfermagem aumentou, enquanto os salários caíram em termos
reais (descontada a inflação).

É exatamente o oposto do que ocorreu, no mesmo
período, para médicos, engenheiros, profissionais em ciências ambientais e em
ciências físicas. Nesses casos, diz o professor, que também coordena os cursos
de políticas públicas do Insper, a oferta de profissionais formados se manteve
constante, embora a demanda tenha crescido. Resultado: os salários aumentaram 5%
em termos reais nesse período.

Menezes Filho resume: o mercado sinaliza a
necessidade de profissionais de nível universitário nas áreas de tecnologia. "O
Brasil precisa de cientistas, de engenheiros, de médicos."

Formar profissionais nessas áreas, porém, exige
investimentos elevados por causa da necessidade de sofisticados laboratórios de
pesquisa e de uma maior infraestrutura de aprendizado (como hospitais, por
exemplo), além de um corpo docente mais qualificado. Tudo isso encarece a
mensalidade, o que reduz a possibilidade de acesso das classes mais pobres.

Para Menezes Filho, é preciso promover mudanças na
composição dos cursos de ensino superior, que incluam novas formas de
financiamento do estudante e mais investimentos – públicos e privados – em
universidades e cursos.

O professor acredita que os mecanismos de
financiamento público para estudantes no ensino superior, como o ProUni e o
Fies, deveriam "ser mais direcionados para esses cursos". Eventualmente, por
causa das mensalidades elevadas, o governo poderia aperfeiçoar esses mecanismos,
alongando os prazos de pagamentos, por exemplo.

E, embora ele acredite na necessidade dessas mudanças
no ensino superior, a prioridade do governo na educação, na opinião dele, é
"melhorar a qualidade da educação básica do Brasil". Menezes Filho lembrou a
colocação do País no Pisa, indicador da qualidade de ensino básico (matemática,
literatura e ciências) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE): entre 55 países, o Brasil ficou com um vergonhoso 52.º lugar.

Terceiro setor se volta para o ensino médio



Organizações não governamentais dão apoio à educação e concentram esforços na
capacitação e no ensino profissionalizante

ANDREA VIALLI, ESPECIAL PARA O ESTADO – O Estado de S.Paulo

O chamado terceiro setor – que reúne as organizações
não governamentais e sem fins lucrativos, institutos e fundações ligadas a
empresas – há tempos elegeu a educação como área prioritária para suas ações. De
um total de 134 instituições mapeadas pelo Grupo de Institutos, Fundações e
Empresas (Gife), 82% investem em programas educativos ou de apoio à educação
pública, segundo estudo concluído em 2010 e que está sendo atualizado. O ensino
fundamental ainda recebe mais de 80% dos investimentos sociais, mas cresce o
apoio ao ensino médio – 75% das entidades direcionam recursos para este fim – e
também ao ensino profissionalizante (39% das instituições).

A atenção ao ensino médio e profissionalizante não
ocorre à toa. O maior déficit educacional brasileiro está concentrado no ensino
médio: de um universo de 3,8 milhões de crianças e jovens que estão fora da
escola hoje, 1,7 milhão se encontra na faixa etária entre 15 e 17 anos – o que
representa grave risco para a economia brasileira no médio e longo prazos. Na
prática, alertam especialistas, o Brasil desperdiça o chamado bônus demográfico
– situação em que a população economicamente ativa supera a de dependentes, como
crianças e idosos.

"O maior gargalo da educação brasileira está, sem
dúvida, no ensino médio. Já estamos desperdiçando o bônus demográfico e
colocando sob ameaça os recentes ganhos de mobilidade social e redução das
desigualdades registrados nos últimos anos", afirma Ricardo Henriques,
superintendente executivo do Instituto Unibanco – braço social da instituição
financeira que em 2008 foi incorporado pelo banco Itaú e investe em projetos
voltados para jovens na área de educação e gestão escolar.

Para Henriques, que trabalhou nos Ministérios de
Assistência Social (2003 a 2004) e Educação (2004 a 2007) e foi um dos
responsáveis por desenhar o programa Bolsa Família, o Brasil precisa acelerar o
processo de tornar a escola um ambiente mais atraente para o jovem – e isso
passa pela ajuda das organizações não governamentais.

"A fronteira educacional avança no mundo e o Brasil
está lento. Nossos jovens estão ficando para trás na corrida pelo conhecimento e
boas oportunidades de trabalho", diz Henriques. "Para acelerar esse processo é
preciso política pública, mas o terceiro setor pode ajudar com métricas
inovadoras e apoio à gestão escolar para que as iniciativas bem-sucedidas ganhem
escala."

Reforço. Um dos programas que Henriques coordena no
Instituto Unibanco tem foco no aprimoramento da gestão escolar no ensino médio.
A ideia é apoiar a gestão da escola e a capacitação dos docentes, para que os
professores se dediquem 100% à tarefa de reforçar a aprendizagem dos alunos.

A experiência positiva em escolas de São Paulo e
Minas Gerais fez com que a metodologia utilizada se tornasse política pública:
este ano, o instituto assinou um convênio com o MEC para expandir o programa
para mais cinco Estados e 3.715 escolas. O plano é beneficiar 3 milhões de
estudantes até 2016, com melhoria nos índices de aprovação e nos indicadores de
qualidade, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Instituto Ayrton Senna, que nasceu do desejo do
tetracampeão do automobilismo de reduzir as disparidades sociais no Brasil, é
outra entidade do terceiro setor cujo trabalho influencia políticas públicas.
Fundado em 1994, logo após a morte de Senna, e gerenciado pela irmã dele,
Viviane Senna, o instituto se notabilizou por trabalhar em parcerias com a rede
pública de ensino. Introduziu programas de reforço escolar – para ajudar alunos
repetentes, em defasagem de aprendizado e com dificuldades no processo de
alfabetização -, gestão escolar e treinamentos para uso de tecnologia em sala de
aula, entre outros. Em 18 anos, atingiu a marca de 2 milhões de estudantes
beneficiados, em 1.300 escolas em todo o País. "Esse é o trabalho que o terceiro
setor pode fazer pela educação: mostrar que o ensino público pode ser de
qualidade", diz Inês Kisil Miskalo, coordenadora da área de educação formal do
Instituto Ayrton Senna.

Segundo ela, as metodologias utilizadas pelo
instituto acabaram se disseminando no boca a boca dos professores e secretários
de Educação. "As boas práticas se espalham entre as escolas, os professores vão
se apropriando daquele conhecimento e isso acaba contaminando positivamente toda
a comunidade", conta Inês. Há casos de municípios, como a pequena Castelo do
Piauí (PI), de 18 mil habitantes, em que a melhoria na educação pública
influenciou a articulação de outras secretarias, como Saúde e Assistência
Social, e a uma melhoria ampla nos indicadores sociais, como redução da
mortalidade infantil e da gravidez na adolescência.

Ensino profissionalizante. Além do investimento
social privado, outra vertente em que as ONGs atuam é no ensino
profissionalizante e capacitação para os jovens entrarem no mercado de trabalho.
Um exemplo é a Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade ligada ao
Rotary Clube, que atua na capacitação profissional de jovens desde 1979 e é
mantida com recursos da iniciativa privada. Nas unidades de formação, os jovens
têm contato com noções básicas sobre o mercado de trabalho e também podem fazer
cursos na área de práticas bancárias, varejo, técnicas administrativas, gestão
hospitalar, entre outros.

O Espro também funciona como um banco de jovens
talentos para as empresas contratarem aprendizes como forma de cumprir a Lei do
Aprendiz (nº 10.097/00), que estabelece que todas as empresas de médio e grande
portes devem ter no seu quadro de funcionários uma porcentagem de 5% a 15% de
aprendizes entre 16 e 24 anos.

"O crescimento econômico dos últimos anos ajudou a
ampliar os postos de trabalho, mas o acesso ao primeiro emprego ainda é difícil
para a maioria dos jovens", afirma Marinus Jan van der Molen, superintendente
executivo do Espro. Com dez centros de formação só na cidade de São Paulo e sete
filiais nas principais regiões metropolitanas, o Espro já auxiliou na formação
de mais de 60 mil jovens.


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