bool(false)

UOL EDUCAÇÃO – 31/03/2020 – SÃO PAULO, SP

Inep publica edital do Enem 2020

POR LORRAINE VILELA CAMPOS

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi publicado nesta terça-feira, 31 de março. Inscrições serão realizadas de 11 a 22 de maio.

O período de solicitação da isenção do Enem 2020 e as justificativas de falta da edição de 2019 serão recebidas a partir de 6 de abril. A gratuidade da taxa de R$ 85 é destinada aos seguintes participantes:

  • Estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública.
  • Participante que fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda máxima de um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Participantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A justificativa de ausência é obrigatória para quem foi isento da taxa no Enem 2019, não compareceu aos dois dias do exame e deseja solicitar novamente a isenção para fazer o Enem 2020.

Os isentos do pagamento da taxa do Enem 2020 serão conhecidos em 24 de abril. Recursos voltados para quem não foi contemplado ou não teve a justificativa de ausência validada serão recebidos de 27 de abril até 1º de maio. As respostas do Inep serão dadas em 7 de maio.

Inscrições do Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio, pela Página do Participante ou aplicativo oficial do Enem. A taxa permanece em R$ 85, mesmo valor adotado na edição passada do exame.

Estudantes que tiverem a isenção aprovada também terão que se inscrever no mesmo período dos demais participantes, a diferença é que a inscrição no Enem 2020 dos isentos será confirmada automaticamente ao fim do cadastro, já o restante dos estudantes terá que pagar a taxa e esperar a confirmação do banco para que a participação seja validada no site do exame.

Novidades na inscrição

Os participantes terão que escolher pela realização do Enem 2020 de forma física (tradicional) ou digital. Este será o primeiro ano em que o Enem será realizado digitalmente, por isso, o Inep disponibilizou até 100 mil vagas para quem quiser participar da versão digital das provas. O aumento da disponibilidade do Enem Digital será gradativo até 2026, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Outra novidade da inscrição do Enem 2020 é obrigatória para todos: inclusão de foto ao se inscrever no exame. O Inep exigirá o upload de uma foto do participante para que ela seja utilizada na identificação do estudante nos dias de prova.

Nome Social

A solicitação para tratamento pelo nome social no Enem 2020 poderá ser feita de 25 a 29 de maio. O resultado sairá em 5 de junho e os participantes que não tiverem seus pedidos atendidos poderam entrar com recursos entre os dias e 12 seguintes, cabendo ao Inep dar a resposta aos estudantes até 18 de junho.

Provas

O Enem Digital será aplicado em 11 e 18 de outubro, já o exame tradicional (impresso) será realizado em 1º e 8 de novembro. As provas terão o mesmo formato para as duas modalidades:

  • 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática

O primeiro dia do Enem 2020 será aplicado das 13h às 19h, enquanto o segundo será realizado das 13h às 18h30. O horário conta a partir do fechamento dos portões (13h), mas os participantes só podem responder as provas a partir das 13h30. As horas descritas no edital para todas as etapas são referentes ao horário de Brasília.

Categorias: ENEM / SISU

× clique aqui e fale conosco pelo whatsapp