Portal G1, https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/psicologa-diz-que-coaching-esportivo-foi-decisivo-para-medalha-olimpica-de-rafaela-silva-no-judo.ghtml, 04/10/2017
Psicóloga diz que “coaching esportivo” foi decisivo para medalha olímpica de Rafaela Silva no judô
Nell Salgado ajudou a atleta a superar fracasso na Olimpíada de Londres e a conquistar ouro na Rio 2016.
Por Luiza Tenente, G1
Nell Salgado é psicóloga e trabalha com coaching há 7 anos. Sua área de atuação é o esporte: ela faz a chamada “reprogramação mental” para que o atleta consiga atingir seus objetivos. “A gente reprograma a pessoa com exercícios e ferramentas, de modo que ela se torne o que quiser. Transformo o potencial em resultado”, explica. Isso porque, de acordo com ela, a saúde mental e o controle dos pensamentos são fatores primordiais para o bom desempenho de um atleta.
Ela faz o coaching de campo, trabalhando nos treinos e competições. “Simulo situações de pressão, de competir lesionado, de jogar com raiva, para que o indivíduo saiba lidar com as emoções nessas situações, sem atrapalhar seu desempenho”, conta Nell.
“É diferente da psicologia esportiva, que olha para o problema e para a queixa da pessoa. No coaching, o foco é procurar a solução” – Nell Salgado
Seu caso mais conhecido ocorreu com a judoca Rafaela Silva. Ela havia sido eliminada na Olimpíada de Londres, em 2012, após ser desclassificada por dar um golpe de perna ilegal na adversária húngara Hedvig Karakas. Na ocasião, a brasileira sofreu ofensas racistas e foi chamada de “macaca” nas redes sociais.
No mesmo mês da competição de Rafaela Silva, Nell Salgado havia começado a trabalhar no Instituto Reação, organização não-governamental, criada pelo judoca Flávio Canto, que promove a inclusão social por meio do esporte e da educação, apresentando jovens ao judô.
“A Rafa voltou para o Brasil depois da derrota, após sofrer bullying. Teve depressão e aí a chamei para uma palestra no Reação. Foi lindo. Ela pediu para começarmos um trabalho de coaching”, diz Nell. “Depois de 8 meses da derrota em Londres, ela foi a primeira mulher campeã mundial de judô, foi uma coroação. E depois culminou com a medalha de ouro olímpica em 2016.”
Além de trabalhar com Rafaela Silva, Nell presta assistência a outras crianças e jovens carentes do instituto. Fora dele, desenvolve um trabalho com equipes de alto rendimento e com atletas de modalidades como UFC, futebol, tae-kwon-do e saltos ornamentais.
Nell dá dicas para outros jovens que queiram seguir na área esportiva da psicologia. “É preciso estudar sempre, fazer especialização, ir para o exterior se atualizar. Esse tipo de profissional tem de ser inquieto e sempre querer mais, ser dinâmico e gostar de desafios”, diz. “É importante querer ver as pessoas crescerem. O resultado do meu atleta é o meu resultado. Se ele for mal, a dor também é minha”, completa.
1 comentário
Os comentários estão fechados.