Folha de São Paulo, Dinheiro, sábado, 23 de maio de 2009
Abordagem profunda de jornais atrai leitor,
aponta pesquisa
Diários são meio de informação favorito, segundo levantamento com 4.900
pessoas em sete países
DA REDAÇÃO
A busca por reportagens de profundidade é o principal motivo para leitores
preferirem os jornais como seu principal meio de informação, segundo pesquisa
realizada com consumidores de sete países.
Pouco mais de 25% dos 4.900 entrevistados no levantamento, feito pela
PricewaterhouseCoopers e pela Associação Mundial de Jornais, afirmam preferir os
jornais porque querem reportagens mais profundas. A visualização rápida do
conteúdo e a facilidade de leitura são os outros dois principais motivos
apontados para a escolha dos diários.
A pesquisa mostra ainda que, em condições iguais de acesso, os consumidores
preferem os jornais como seu principal meio de informação, à frente de internet,
jornais eletrônicos e telefones celulares. Em média, 69% dos entrevistados
disseram preferir os jornais, ante 29% dos que priorizam a internet e 2% dos que
escolhem jornais eletrônicos e celulares.
A liderança dos jornais se reflete em todas as faixas etárias. Entre
pessoas de 50 a 64 anos, a preferência supera os 70%. Na faixa dos 30 aos 49
anos, a escolha pelos jornais como principal fonte de notícias está em cerca de
65%, preferência um pouco superior à registrada entre os consumidores que têm
entre 16 e 29 anos.
A preferência pelos jornais, diz a pesquisa, repete-se em todos os países
em que ela foi realizada: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá,
Holanda e Suíça.
Na hora de conseguir informações, o jornal também é uma das principais
preferências dos consumidores. São 33 minutos diários utilizados para a leitura,
ficando atrás somente da televisão, cujos telespectadores assistem a notícias
por 43 minutos.
De acordo com o levantamento, os jornais têm uma base de leitores forte e
leal, reflexo da sua credibilidade, que é maior do que as dos outros meios.
Isso, diz a pesquisa, dá a oportunidade para os jornais acompanharem e
conduzirem os consumidores à medida que eles usam meios on-line e eletrônicos
portáteis.
“O relatório encontrou que os princípios básicos de análise aprofundada e
editorial confiável se transportam bem para o on-line -a marca do jornal é mais
importante do que o meio.”
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