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O Estado de São Paulo, Sábado, 27 de Junho de 2009 | Versão
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Conservatório
Dramático de SP agoniza, em lugares emprestados

Escola de Mário de Andrade e Camargo Guarnieri não tem mais sede própria
nem o acervo de clássicos

Renato Machado

O piano isolado no fundo de uma
sala de aula pouco lembra uma das mais importantes escolas de música de São
Paulo. O Conservatório Dramático Musical foi, no século passado, um dos
principais polos culturais da cidade e era frequentado por artistas renomados,
como o músico e escritor Mário de Andrade e os maestros Camargo Guarnieri e
Gomes Cardim. Mas o auditório e as salas de aula já não recebem o som dos
instrumentos. Após ter o prédio desapropriado no ano passado, a instituição
passou a funcionar em locais emprestados, com instrumentos de terceiros, e pode
já não existir no próximo semestre.

 

As mais recentes dificuldades
são consequência de dois decretos do então prefeito José Serra. Em um deles, foi
determinada desapropriação do prédio onde a instituição funcionou por 99 anos
para dar lugar à Praça das Artes – projeto para transformar em polo cultural o
quarteirão atrás do Municipal. O outro passou para o poder público todo o acervo
de 19 mil volumes da biblioteca, com livros raros, partituras manuscritas e os
prontuários dos alunos. "Nós temos uma vida naquele prédio, mas conseguiríamos
sobreviver em outro lugar. O nosso acervo, porém, é imprescindível, é a nossa
história. Além disso, como vamos manter a faculdade, se o MEC (Ministério da
Educação) exige uma biblioteca?", questiona o diretor do Conservatório, Júlio
Navega.

 

A desapropriação foi concluída
em junho do ano passado. Sem uma nova sede, a instituição levou de última hora
computadores e documentos para uma sala emprestada pelo Sindicato dos Condutores
de Transporte, também no centro. Os 20 pianos permanecem até hoje trancados no
antigo prédio, enquanto que os instrumentos menores foram levados pelos
professores para suas casas.

 

Um mês depois, a instituição se
mudou para um espaço cedido pelo Centro Universitário da FEI, na Liberdade. "Nós
ainda não estamos na rua porque amigos nos acolheram com a maior boa vontade. O
espaço não é próprio para o ensino de música, mas somos muito gratos por ter
esse apoio para tentar seguir em frente", diz Navega. O contrato inicial de
comodato terminou em dezembro, mas foi estendido até julho deste ano. Ainda não
foi acertada renovação.

 

As aulas acontecem em uma sala
de aula comum. Um piano emprestado pelo restaurador de instrumentos Giovanni
Arone foi colocado no fundo do espaço e as cadeiras são afastadas para os
encontros. "O ensino está prejudicado pois não temos uma acústica ideal. Quando
entram os instrumentos de sopro, parece que os vidros vão estourar", diz o
professor Eduardo Escalante.

Categorias: Música

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