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Folha de São Paulo, Mercado,

segunda-feira, 30 de
março de 2015

Empresas do setor têxtil vão à USP buscar talentos da moda

Parceria feita pela Abit visa aproximar a
indústria de estudantes

FILIPE OLIVEIRADE
SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/214022-empresas-do-setor-textil-vao-a-usp-buscar-talentos-da-moda.shtml

Uma parceria firmada entre a Abit (Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e a USP Leste colocará alunos do
curso de têxtil e moda em contato com desafios de empresas do setor de confecção
brasileiro.

Na última quarta-feira (25), sete empresas
exportadoras do setor visitaram a universidade para contar suas histórias e
propor desafios aos alunos do último ano do curso.

A ideia é que a aproximação gere pesquisas em
que os estudantes coloquem em prática o conteúdo teórico, diz a professora
Francisca Mendes.

Segundo ela, um obstáculo comum para que
estudantes façam estudos de casos de empresas é a dificuldade de obter
informações e trabalhar em conjunto com elas.

Segundo Rafael Cervone, presidente da Abit, a
parceria busca diminuir a distância entre a indústria e a academia. “As
universidades produzem muito conhecimento, mas ele nem sempre chega na ponta da
indústria. E inovação e design dependem menos de equipamento do que de capital
humano.”

A empresa Moovexx, especializada na confecção de
roupas masculinas, veio buscar na universidade novas opções de materiais para
peças como calças com elástico.

O objetivo é descobrir novas formas de unir
conforto e bom design, diz a empresária Renata Iwamizu, 33.

A parceria pode render também vagas de trabalho
para os alunos.

Wesley Loureiro, 34, diretor comercial da
empresa carioca Sapeca, que vende lingeries e fantasias sensuais, diz buscar
novos talentos em design e modelagem.

A produção da empresa, que possui cem
funcionários, fica em Nova Friburgo (RJ), importante centro de produção de
lingerie no país.

Segundo Loureiro, é difícil encontrar inovações
em um mercado em que os profissionais estão voltados apenas a um setor e, muitas
vezes, com vícios no modo de produzir.

A empresa tem dificuldade de encontrar mão de
obra qualificada, diz Loureiro.

Categorias: Moda

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