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Folha de São Paulo, Ilustrada, domingo, 11 de outubro de
2009 


BIA ABRAMO

Mulheres negras


Ainda é gesto tímido escalar atrizes negras como
protagonistas, mas já é um avanço


DAS TRÊS novelas da Rede Globo em exibição, duas têm protagonistas negras.
De qualquer lado que se escolha, não deixa de ser notável. Salvo engano, é mais
um daqueles momentos "nunca antes na história deste país".

É claro que as carreiras de ambas as atrizes, Taís Araújo e Camila Pitanga,
têm função fundamental para que elas sejam escaladas nos papéis principais na
televisão.

Taís já foi a estrela de "Da Cor do Pecado", novela exibida em 2004 que
tinha como um dos temas a relação interracial (e a oposição ferrenha do pai do
moço branco e rico por quem a personagem de Taís se apaixonava). A última
aparição de Camila na TV foi como a fulgurante Bebel, personagem que roubou as
atenções em "Paraíso Tropical".

Também não se pode descartar o efeito coincidência. Com tudo isso, a
representação de heroínas não brancas numa vitrine tão grande como a das novelas
da Globo parece sugerir uma outra coisa: a constatação de que a televisão, hoje,
como fala para uma gente cada vez mais diversa, em todos os sentidos, tem de se
abrir para essa diversidade. Dados da última Pesquisa Nacional de Amostra por
Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
divulgados mês passado, apontam que os televisores estão presentes em nada menos
que 95% dos domicílios brasileiros.

Ok, ainda é um gesto relativamente tímido escalar atrizes negras como
protagonistas. E, evidentemente, não é suficiente para demonstrar a velha tese
da democracia racial tampouco é uma prova da não existência de racismo no país,
embora talvez haja uma intenção de se dirigir a esses temas que andam rondando a
mídia.

Mas ter de responder na teledramaturgia às evidências demográficas, mesmo
que a resposta possa ter sido estimulada por um cálculo puramente marqueteiro,
não deixa de ser uma espécie de avanço. De certa forma, foi isso que fez Janete
Clair em "Pecado Capital", mais de 30 anos atrás, quando criou um protagonista
mais popular, o taxista Carlão. E isso foi um dos passos decisivos para mudar a
história da telenovela na década de 1970.

Os tempos são, evidentemente, outros e os desafios teledramatúrgicos não
serão assim tão simples de resolver. Entretanto, prestar uma atenção inteligente
e sensível à diversidade pode ser uma maneira de dar algumas dentro.


biabramo.tv@uol.com.br


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