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Revista Isto É,
Comportamento, Edição 2016 – 25 DE JUNHO/2008

Profissão
Stylist


Especialistas em impor personalidade às grifes, eles
são valorizados e aplaudidos nos desfiles de moda

Modelos chegam ao camarim para serem maquiadas,
penteadas e produzidas. A trilha sonora é colocada no ponto, a passarela recebe
ajustes e a iluminação é testada. Tudo isso entre o vaivém de convidados,
jornalistas e penetras. Ter acesso ao backstage de uma sala de desfile é entrar
em um turbilhão. A meia hora que antecede a apresentação de uma coleção em uma
semana de moda é o momento mais tenso do processo criativo. Nada pode sair
errado nos poucos minutos em que os holofotes estão voltados para a passarela.
Para que tudo funcione conforme o script, as grifes têm o auxílio do stylist –
profissional cada vez mais reverenciado. Conhecido como produtor até a década de
90, ele hoje é um criador de imagem. Sua função é dar personalidade à grife para
a qual trabalha, seja durante o processo de desenvolvimento da coleção –
opinando em peças, sugerindo produtos, criando acessórios -, seja em campanhas
publicitárias ou nos desfiles. Nesse caso, escolhe modelos, maquiagem e cabelo.
"O stylist surge quando a grife passa a se preocupar mais com a imagem do que
com o produto"
, diz Cristiane Mesquita, coordenadora do curso de
pós-graduação em criação de imagem e styling de moda do Senac.

Para atuar como stylist é preciso experiência,
garante Daniel Ueda, um dos profissionais mais atuantes do País. "Não basta ter
uma boa agenda, é preciso conhecer profundamente o assunto", completa. Nascido
na cidade paulista de Dracena, ele mudou- se para São Paulo em 1995 para cursar
faculdade de moda. Logo nos primeiros meses, conseguiu um estágio como
assistente de produção na revista Vogue, onde ficou por três anos.

Começou a trabalhar em desfiles em 2002 e rapidamente
teve o talento detectado – só nesta temporada assina o styling de cinco grifes
no Fashion Rio e quatro na São Paulo Fashion Week.

Um dos sócios da agência Mint, Luis Fiod atua como
diretor criativo e stylist. Foi ele quem lançou grifes, como Raya de Goye, e
reposicionou outras no mercado, caso da Animale. Ao mesmo tempo que Ueda é
conhecido por sua linguagem jovem, Fiod é reverenciado por criar uma imagem
sofisticada e contemporânea. "As grifes para a qual trabalho têm alguma coisa da
Mint, mas aos poucos essas características passam a ser delas e nós nos tornamos
mais invisíveis", diz Fiod. O talento desses profissionais tem sido cada vez
mais necessário nesse fervilhante mercado fashion.

Categorias: Moda

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