PORTAL g1, 24/11/09 – 06h30 –
(http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1386509-9654,00-SAIBA+COMO+SE+TORNAR+PILOTO+DAS+FORCAS+ARMADAS+E+DA+PM+DE+SP+E+RJ.html)
Saiba como se tornar piloto das Forças Armadas e da PM de SP e RJ
Caminho é longo e dura, no mínimo, cinco
anos.
G1 preparou guia com passo-a-passo para
ingressar nas carreiras.
Gabriela Gasparin e
Marta CavalliniDo
G1, em São Paulo
O governo brasileiro negocia a compra de caças e
helicópteros para as Forças Armadas Brasileiras e, para operar essas aeronaves,
são necessários profissionais qualificados. Para quem está interessado em
pilotar esses equipamentos, o G1 preparou
um guia de como ser piloto das Forças Armadas e da Polícia Militar de São Paulo
e Rio de Janeiro, já que as PMs também fazem operações com helicópteros. Para
pilotar essas aeronaves, o caminho é longo e leva, no mínimo, cinco anos.
Confira lista de concursos e oportunidades
Os salários dos oficiais ultrapassam R$ 5 mil, mas
variam de acordo com gratificações e planos de carreira de cada corporação. Na
Polícia Militar de São Paulo, o salário de um comandante, cargo necessário para
ser piloto de helicóptero, é de R$ 6 mil, mais as gratificações.
Confira abaixo o passo-a-passo para ser piloto em cada corporação:
Polícia Militar de São Paulo
Vestibular
É preciso fazer o Curso de Formação de Oficiais da
Polícia Militar de São Paulo. O curso, que é de nível superior, tem duração de
quatro anos e é feito na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Zona
Norte de São Paulo. Para ingressar, os candidatos devem ter ensino médio
completo e precisam prestar o vestibular da Fundação Universitária para o
Vestibular (Fuvest). Mais informações podem ser obtidas no site www.fuvest.br.
Experiência
Após concluir o curso, o candidato é aprovado com o
título de aspirante a oficial e precisa trabalhar por dois anos em atividades
operacionais da PM, como bombeiros, policiamento de rua e Tropa de Choque.
Passados os dois anos, o oficial recebe o título de tenente e pode prestar o
processo seletivo interno da PM de SP para ser piloto de helicóptero.
Seleção para piloto
O processo seletivo dura de três a quatro meses e é
composto de exames de aptidão física, psicológico e médico, além de
entrevista com pilotos e psicólogos.
Aulas
teóricas e práticas
Após ser aprovado, o oficial frequenta dois meses de
aulas teóricas na escola de aviação da PM paulista. Depois das aulas teóricas,
os oficiais recebem a instrução básica de voo no helicóptero. A formação básica
dura de dois a três meses.
Adaptação ao voo policial
A fase de adaptação pode durar até cinco anos. Os
pilotos tripulam os Águias como co-pilotos, voando com todos os comandantes,
acumulando experiência nas ocorrências policiais atendidas. Depois, após ter
feito cerca de 500 horas de voo como co-piloto, o policial faz um curso avançado
de voo, onde aprende a operar todos os equipamentos do helicóptero e gerencia
missões especiais como pousos em áreas restritas, voos policiais noturnos,
emergências e panes.
Comandante
Após o curso avançado, o candidato a comandante de
aeronave policial é submetido a um conselho de voo formado por pilotos mais
experientes e, se aprovado, recebe a promoção de co-piloto a comandante e passa
a pilotar o helicóptero.
Rotina
Os pilotos dos helicópteros da PM de São Paulo
atendem a ocorrências policiais como resgates, salvamentos, combate a incêndios
e perseguição a criminosos. As tripulações agem em conjunto com as equipes dos
bombeiros e da saúde. Com médico e enfermeiro a bordo, em muitos casos, os
helicópteros são garantia da chegada rápida para atender às vítimas de traumas
nos acidentes.
Polícia Militar do Rio de Janeiro
Vestibular
É preciso fazer a Academia de Polícia Militar Dom
João VI, que fica no Campo dos Afonsos, no Rio. O curso é de nível superior e
dura quatro anos. Para ingressar, os interessados devem ter ensino médio
completo e prestar o vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Mais informações podem ser obtidas no site www.ufrj.br.
Seleção para piloto
O primeiro grau hierárquico após a conclusão do
curso é aspirante a oficial. Após oito meses, o oficial torna-se 2º tenente e
pode se candidatar ao curso de piloto. Para isso, deve encaminhar um
requerimento para a Diretoria de Ensino e Instrução da Polícia Militar. O
processo seletivo é composto por três fases: exame intelectual, exame físico,
exame médico (psicológico e clínico), além de entrevista com pilotos e
psicólogos.
Curso
de piloto
Após aprovado, o oficial passa pela formação teórica
que leva em torno de oito meses. A formação prática dura cerca de um ano. Os
alunos recebem treinamento teórico em todas as disciplinas ligadas à aviação,
aulas de inglês técnico, psicologia, treinamento de combate a incêndio,
treinamento na Unidade de Treinamento de Escape em Aeronave Submersa na Marinha
do Brasil, sobrevivência em alto mar e outros treinamentos.
Rotina
Os pilotos passam por treinamentos de emergência,
voos de radiopratrulhamento, apoio a operações de meio ambiente e planejamento
em terra de operações em áreas de alto risco.
Aeronáutica
Concurso público
Para ser piloto da aeronáutica é preciso ingressar
na Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP), por meio de concurso
público. A duração da academia é de quatro anos.
Os interessados em ser pilotos devem escolher o
cargo de aviador no concurso (há também cargos de infantaria e inteligência).
Para o ano de 2010 as inscrições estão encerradas. Os interessados devem
monitorar a abertura de novos concursos no sitewww.afa.aer.mil.br.
Para homens maiores de 14 anos e menores de 18 anos,
é possível ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epicar), que fica
em Barbacena (MG), por meio de concurso público. A escola serve como ensino
médio e serve como iniciação à Aeronáutica.
Os alunos saem da Epicar e vão automaticamente para
a AFA, sem precisar passar por outro concurso público. As inscrições para o
exame de seleção para o ano de 2010 já foram encerradas. Os interessados devem
monitorar a abertura de novas inscrições pelo sitewww.barbacena.com.br.
Curso
de iniciação
Após terminar a AFA, os candidatos saem com o título
de cadete. Durante a AFA, os alunos passam por treinamentos de voo no segundo e
no quarto ano. Quando saem da escola, os alunos são indicados pelos instrutores
para as escolas de aviação de caça, de helicóptero ou de transporte.
Os alunos com as melhores notas nas aulas de voo
durante a AFA são indicados para a aviação de caça. Os demais, de acordo com a
classificação das notas, escolhem se preferem ir para curso de helicóptero ou
transporte (tropa, reconhecimento ou patrulha). Os cursos de piloto de
helicóptero e de caça acontecem na base aérea de Natal (RN) e têm duração de um
ano.
Treinamentos
Após o curso de iniciação, o aluno recebe o título
de piloto básico de helicóptero e escolhe em qual região do país pretende atuar
(há unidades em Manaus, Belém, Recife, Porto Velho, Santa Maria (RS) e Campo
Grande).
A escolha é feita por ordem de classificação no
curso. Após a escolha, os pilotos passam por treinamentos para usar os
helicópteros na região de escolha e ficam em atividade no local de quatro a
cinco anos. Depois de dois anos de atividades, o piloto recebe o título de 2º
tenente.
Carreira
Com o passar do tempo, os pilotos podem escolher
mudar a região de atuação e fazer treinamentos em outros tipos de helicópteros
da Aeronáutica (cada região tem um tipo diferente de helicóptero).
De acordo com o plano de carreiras da Aeronáutica, o
2º tenente trabalha por seis anos para receber o título de 1º tenente. Com mais
cinco anos, ele recebe o título de capitão, com mais cinco, o de major e, com
mais cinco, o de tenente coronel. Após mais cinco anos, ele recebe o título de
coronel.
Rotina
Os pilotos de helicóptero da Aeronáutica participam
de operações de buscas e resgates, além de treinamentos de infiltração em
florestas. Os helicópteros também auxiliam no treinamento de combate da
infantaria do Exército, como descida de rapel da aeronave. A FAB também promove
ações sociais em benefício da população brasileira.
Exército
Concurso público
É necessário ser oficial de carreira nas
especialidades de infantaria, cavalaria, artilharia ou comunicações. Para isso,
é preciso ser formado na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no
Rio. O curso, de formação superior, tem duração de quatro anos.
Para ingressar na academia é preciso fazer um curso
preparatório na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. O curso tem duração
de um ano.
Para entrar na escola é preciso prestar concurso
público. É preciso ser do sexo masculino e estar cursando ou ter concluído o
segundo ano do ensino médio.
Seleção de pilotos
A partir do segundo ano após a formação na academia,
o oficial de carreira do Exército pode requerer a inscrição no curso de piloto
de helicópteros. A seleção inclui exames físico, médico e psicológico, além de
análise curricular. O processo dura de seis meses a um ano.
Curso
O curso de piloto de helicópteros tem duração de um
ano no Centro de Instrução de Aviação do Exército, sediado em Taubaté (SP).
Treinamento
Após a conclusão do curso, o militar é destinado a
uma organização militar da Aviação do Exército, onde permanece por um período de
cinco anos.
Rotina
Os pilotos do exército têm o objetivo de auxiliar a
força terrestre, tornando-a mais rápida, moderna e eficiente nas missões de
combate. Além de apoiar a força militar terrestre, a aviação do Exército auxilia
a comunidade em ações de cunho cívico-social, em resgates, buscas e salvamento,
além do apoio em desastres climáticos e acidentes.
Marinha
Concurso público
É necessário ser oficial da Marinha (Corpo da Armada
ou de Fuzileiros Navais). Há dois tipos de concursos públicos para
ingressar nessas carreiras: um é a Escola Naval (que corresponde ao nível
superior), para candidatos com nível médio. Para candidatos com nível superior,
há o Curso de Formação e o Estágio de Aplicação de Oficiais. Informações sobre
os concursos podem ser encontradas no sitewww.ensino.mar.mil.br.
Curso
de aviação
Após ingressar na carreira, o militar poderá fazer o
Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO). O curso habilita os
oficiais para a condução e operação das aeronaves da Marinha, para utilização
dos seus sistemas de armas e para o desempenho de funções técnicas e
administrativas relacionadas com a Aviação Naval. Para fazer o curso é preciso
passar por um processo seletivo que inclui exames médicos, físicos e
psicotécnicos.
Treinamento
O curso tem duas fases: tecnologia aeronáutica e
pilotagem. A tecnologia aeronáutica é a parte teórica, com disciplinas
fundamentais para passar para a fase prática de pilotagem. Por meio do curso é
possível conseguir habilitações para pilotar avião e helicóptero. O curso
completo para piloto de avião tem duração média de três anos e meio e de
helicóptero, um ano e meio.
Rotina
Ao final do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para
Oficiais o oficial da Marinha está habilitado a trabalhar como piloto. Os
pilotos das aeronaves cumprem missões a bordo dos navios da Marinha, como
operações de resgates, buscas de desaparecidos no mar e treinamentos
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