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 Folha de São
Paulo, Fovest quarta-feira, 25 de agosto de 2010


CARREIRA

Têxtil e moda foca no mercado

Curso oferecido pela USP Leste aborda da
fabricação da matéria-prima à distribuição do produto

THIAGO AZANHA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

Para chegar às passarelas, as roupas são
desenhadas pelos designers de moda. Para chegar aos estilistas, o tecido precisa
ter qualidade.

E é aqui que entram os profissionais do curso
oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, que fica no
campus da zona leste de São Paulo.

Os alunos de têxtil e moda estudam desde a
fabricação da matéria-prima, a qualidade dos fios do tecido, sua automação na
indústria, a criação dos catálogos em conjunto com os estilistas, chegando enfim
às passarelas -e à posterior comercialização e distribuição dos produtos.

Após três anos com matérias obrigatórias, os
estudantes da USP podem montar, no último ano, uma grade com as disciplinas que
mais se encaixam em seu perfil.

"Quem optar por gestão irá desenvolver seus
conhecimentos em administração e marketing, entre outras áreas. Tecnologia
abrange desde a fabricação das fibras até o produto final. E a criação é o
desenvolvimento do produto em si", explica Regina Aparecida Sanches,
coordenadora do curso da USP.

Segundo a professora, o mercado está em
crescimento no país. "São aproximadamente 25 mil empresas de confecção e de
acessórios e 5.000 na indústria têxtil. Sem falar na possibilidade de trabalhar
nas áreas de consultoria, design e marketing."

De acordo com projeção da Associação Brasileira
de Indústria Têxtil e de Confecção, o setor deve criar 40 mil postos de trabalho
em 2010.

O estudante Kledir Henrique Lopes Salgado, 27,
afirma que a abrangência e as matérias técnicas foram importantes para que ele
conseguisse uma vaga no mercado. "O curso me ajudou a fazer desde a compra de
produtos químicos até a elaboração de guias de estilo."

Segundo o consultor empresarial Luis Taniguchi, o
mercado precisa de um profissional que saiba ganhar dinheiro com a moda. "Ele
precisa ter uma visão de toda a linha de produção, saber criar os produtos e
gerir o negócio", afirma.

LINHA DIFERENTE

Nas demais faculdades de moda em São Paulo, a
linha de estudos muda. Na Faap, os alunos têm, por exemplo, aulas de fotografia
da moda, figurino e joalheria.

Já estamparia, criação, tecnologia, arte e
cultura são algumas vertentes analisadas na Belas Artes.

Referência no país, o curso da Santa Marcelina
contempla áreas como as de desenho, tecnologia têxtil, marketing e
administração.

Categorias: Moda

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