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Folha de São Paulo, Especial, DOMINGO, 9 DE JUNHO DE 2013

MARKETING ON-LINE

Mídia social aceita diferentes formações

Cursos e projetos pessoais permitem entrar na
área, que está mais seletiva com os profissionais

TALITA EREDIACOLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"É sério que vão me pagar para navegar no Facebook?"
Essa é uma das perguntas mais comuns que o diretor de conteúdo da agência Riot,
Flávio Vieira ouve quando contrata um recém-chegado na área de mídias sociais.

Com a popularização dos smartphones e o crescente
acesso das classes C e D à web, o número de vagas disponíveis no setor aumentou
–a porta de entrada desse público para o mundo digital são as redes sociais.

Mas não pense que o trabalho se resume a escrever
posts no Facebook ou no Twitter. "Há uns dois anos, as iniciativas envolviam
mais conteúdo. Hoje, houve uma mudança na linguagem e o texto é mais
publicitário, são aquelas sacadas inteligentes", conta Vieira. "Além disso, um
post é uma peça de mídia: além do texto, tem uma imagem ou um vídeo."

Segundo consultorias, gerentes de comunidades estão
entre os mais procurados pelo mercado hoje. "Eles são uma espécie de guardião do
relacionamento entre a marca e sua comunidade nas plataformas sociais", explica
Gabriel Borges, fundador da agência Ampfy.

Mas a maioria das vagas anunciadas pelas agências é
para o cargo analista de mídias sociais, que são posições de perfil júnior.

De acordo com uma pesquisa de 2012 da Abradi
(Associação Brasileira das Agências Digitais), os salários médios para a função
variam entre R$ 1.610,81 e R$ 3.661,29 no Sudeste.

FORMAÇÃO

Os cursos livres de especialização podem ser um
começo na área. "É um jeito de se aproximar desse mercado, conhecer gente da
área, trocar experiências, conhecimento. Mas não tenha a expectativa de aprender
tudo ali", recomenda Borges.

Para o diretor da Riot, essa capacitação é
importante. "Antes, quase 90% das pessoas que trabalham com redes sociais eram
blogueiras. Hoje, o mercado quer profissionais que sabem exatamente o que estão
fazendo."

Foi graças a um curso de mídias sociais que a
estudante de direito da USP Amanda Matta, 20, decidiu engavetar o futuro diploma
e mudar de profissão.

"Escolhi o direito por influência da família. Durante
a graduação, percebi que não era muito a minha cara. Fiz muitos cursos até
chegar no de marketing digital, no qual me encontrei", conta Matta, que hoje
trabalha como analista num site de turismo.

Sem experiência na área, ela construiu o seu
currículo com um projeto pessoal: abriu um e-commerce, a Graviola, que é uma
loja virtual de consultoria de presentes. "Faço a estratégia digital do meu site
e o mantenho há seis meses. Criei a minha própria experiência e isso contou
muito na hora de conseguir um emprego."

COMO COMEÇAR

Borges, da Ampfy, concorda que a experimentação é a
parte mais importante do processo de aprendizado.

"Quem quer começar pode desenvolver iniciativas reais
pequenas para negócios de bairro e instituições não governamentais", diz.

"É um meio de estar exposto aos desafios de
desenvolver o trabalho de social media”", recomenda.

Categorias: Marketing

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